Cliente que achar produto vencido em supermercado terá bonificação

A campanha “De olho na validade” está prestes a voltar. O MPPR (Ministério Público do Paraná), junto com a Apras (Associação Paranaense de Supermercados) – criadora do projeto – assinaram um novo termo de conduta para reativar a ação, que foi encerrada em 2015. A principal alteração fica pela quantidade: antes, se um consumidor encontrasse […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Cliente que achar produto vencido em supermercado terá bonificação

A campanha “De olho na validade” está prestes a voltar. O MPPR (Ministério Público do Paraná), junto com a Apras (Associação Paranaense de Supermercados) – criadora do projeto – assinaram um novo termo de conduta para reativar a ação, que foi encerrada em 2015.

A principal alteração fica pela quantidade: antes, se um consumidor encontrasse um produto vencido, teria direito a outro igual dentro do prazo de validade e de forma gratuita; se encontrasse dois, receberia dois, seguindo a proporção “1 por 1”.

O novo termo acabou com essa proporção: respeitando o mínimo de um produto, agora o máximo a ser recebido pelo cliente é de 10% do total de produtos vencidos encontrados: se encontrar dez caixas de leite vencidas, terá direito a uma.

O documento também informa que o cliente não poderá receber crédito no valor do produto vencido e caso escolha receber um produto similar, porém de valor maior, poderá pagar pela diferença. A ação deverá acontecer antes do consumidor sair do supermercado, procurando a gerência ou algum funcionário responsável.

“O motivo pela demora da assinatura do termo de ajustamento de conduta foi em relação à quantidade, alvo de muito debate”, informou a secretaria da associação. Diferente das demais ações, o Procon optou por não participar desta nova etapa. Para o MP, a campanha é “um meio alternativo de fiscalização dos produtos que são comercializados pelos supermercados e acarreta em uma conscientização dos consumidores e fornecedores”.

A campanha “De olho na validade” valerá apenas para os supermercados associados à Apras que assinarem um termo de adesão, que ainda está em processo de criação.

FONTE: BONDE

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *