Descartado coronavírus em homem internado em Curitiba; resultado do 2° sai até amanhã

Em entrevista concedida ao Jornal da Banda B, a secretária Márcia Huçulak informou que o paciente que teve a doença descartada está com vírus da gripe (Influenza B) e que o resultado do segundo caso deve sair “no mais tardar” até amanhã. “É uma mulher de 23 anos  que foi transferida ao Hospital de Clínicas […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Descartado coronavírus em homem internado em Curitiba; resultado do 2° sai até amanhã

Em entrevista concedida ao Jornal da Banda B, a secretária Márcia Huçulak informou que o paciente que teve a doença descartada está com vírus da gripe (Influenza B) e que o resultado do segundo caso deve sair “no mais tardar” até amanhã. “É uma mulher de 23 anos  que foi transferida ao Hospital de Clínicas por precaução, mas que está com um quadro leve. Ela não apresenta nenhuma complicação”, disse.

O homem, que teve o caso descartado, veio a Curitiba a trabalho e procurou assistência médica no Hospital Santa Cruz.  A mulher é moradora de Curitiba, foi até uma Unidade de Pronto Atendimento e encaminhada para internamento no Hospital das Clínicas.

Os dois viajaram à China nos últimos dias e estão em monitoramento.

O novo vírus foi identificado em dezembro de 2019 e tem como epicentro a cidade de Wuhan, na China. Ele é responsável por causar uma doença respiratória que pode ir de sintomas leves até quadros de maior gravidade, como a pneumonia.

Segundo Huçulak, o protocolo adotado até o momento é bastante semelhante ao do H1N1. “O tratamento também está sendo feito com Tamiflu, já que obviamente não vamos aguardar o resultado do exame e uma possível complicação. Estamos tomando todas as medidas de proteção, com base em protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, concluiu.

A orientação para quem esteve na China ou teve contato recente com alguém que esteve lá e está com quadro gripal, é notificar as autoridades públicas.

Mais informações

Ainda na manhã desta quarta-feira (29), a secretária Márcia Huçulak, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedem entrevista coletiva, a partir das 10h, para explicar a situação de casos suspeitos de coronavírus na capital paranaense.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *