Entenda o que é sobrecarga elétrica e como evitar na sua casa

Por g1 PR e RPC – Foto: Reprodução O Paraná registrou 61 acidentes de incêndios e duas mortes causados por sobrecarga elétrica, no 1º semestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). O número coloca o estado em primeiro lugar no ranking de incêndios por sobrecarga elétrica no país. O […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Entenda o que é sobrecarga elétrica e como evitar na sua casa

Por g1 PR e RPC – Foto: Reprodução

O Paraná registrou 61 acidentes de incêndios e duas mortes causados por sobrecarga elétrica, no 1º semestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

O número coloca o estado em primeiro lugar no ranking de incêndios por sobrecarga elétrica no país. O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar, com 48 casos, e São Paulo, com 37, em terceiro.

A associação explica que a sobrecarga elétrica acontece quando há o excesso de equipamentos eletrônicos conectados a uma rede elétrica ao mesmo tempo.

Ou seja, a corrente elétrica é maior que a capacidade dos fios que alimentam as tomadas.

Possíveis origens da sobrecarga

A origem destes incêndios, conforme a Abracopel, está, principalmente, na qualidade ruim dos fios elétricos.

De acordo com a associação, atualmente, as casas possuem altos números de equipamentos elétricos e eletrônicos ligados a uma rede. Além dos considerados básicos, como geladeira, fogão, chuveiro, micro-ondas e televisão, há também celulares, notebooks, videogames, ar-condicionado, entre outros.

O perigo de uma sobrecarga aumenta quando considera-se um imóvel onde a instalação elétrica é antiga e nunca fizeram uma atualização.

Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, explica que os riscos de uma sobrecarga aumentam durante as épocas de frio, como no inverno.

“A gente entende que houve mais uso de equipamento com maior potência, então aquecedores, chuveiros mais quentes, e isso faz com que a instalação elétrica comece a ganhar mais energia. Se ela não está preparada para isso, esse aquecimento acaba gerando um princípio de incêndio”, afirma.

Além disso, o profissional cita também o uso de adaptadores, que podem causar sobrecargas e curtos-circuitos.

Como evitar sobrecargas elétricas

Segundo Martinho, a melhor forma de evitar sobrecargas elétricas é contratar um profissional para fazer uma verificação completa da instalação elétrica do imóvel a cada cinco anos. Com isso, o proprietário deve fazer as correções dos itens apontados pelo profissional.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *