Homem de 33 anos é picado por escorpião amarelo em Cianorte

Um homem de 33 anos foi picado por um escorpião amarelo, na manhã desta quarta-feira (26), quando trocava de roupa de manhã, em sua casa na Vila Operária em Cianorte. O fato aconteceu na Rua Uberaba, próximo das casas de fechaduras Bolinha, quando segundo a vítima, foi vestir a calça e levou duas picadas do […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Homem de 33 anos é picado por escorpião amarelo em Cianorte

Um homem de 33 anos foi picado por um escorpião amarelo, na manhã desta quarta-feira (26), quando trocava de roupa de manhã, em sua casa na Vila Operária em Cianorte.

O fato aconteceu na Rua Uberaba, próximo das casas de fechaduras Bolinha, quando segundo a vítima, foi vestir a calça e levou duas picadas do bicho peçonhento do tipo,  Tityus serrulatus, sendo uma picada no dedo do pé e outra na canela da perna.

O homem ligou para o Samu, mas como a equipe estava em outro atendimento, o homem se deslocou por meios próprios ao Hospital Santa Casa de Cianorte, onde foi medicado com o soro e não corria risco à vida. Segundo a vítima, relatou à equipe do Samu, este é o sétimo que ele encontrou em sua casa, nos últimos meses.

Desde o ano passado, o escorpião amarelo tem sido visto com alguma frequência em Cianorte, cujo veneno pode causar a morte. O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. É um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil e é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Os escorpiões são animais noturnos e passam grande parte do seu tempo escondidos da luz, de preferência em locais com abundância de presas (grilos, baratas, cupins, invertebrados em geral). No seu ambiente natural, podem ser encontrados próximos a troncos caídos, em tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras.

Nas áreas urbanas e domiciliares, os escorpiões podem ser encontrados em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, onde proliferam por estarem protegidos de predadores e pela abundância de presas. Evitar esses locais é uma medida de prevenção, assim como, se for necessário, trabalhar nesses locais, devidamente, protegidos.

A temporada de calor é a época que propicia as melhores condições climáticas para a reprodução de Escorpiões deste tipo, favorecendo a disseminação do bicho.

Caso perceba a presença de um escorpião amarelo em sua residência, o morador deve matar o animal com cuidado e ligar para o telefone 156 ou para o numero da equipe de Vigilância em Saúde do seu município.

No entanto, se já for tarde demais e alguém tiver sido picado, a orientação é ir para o Hospital de Pronto Socorro com a máxima de urgência ou ligar para 192, (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU).

Fonte: Noti-cia.com
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *