Juíza Stela Maris participou da Tribuna Livre da Câmara de Cianorte

Assessoria Em atendimento ao Requerimento nº 064/2024 do vereador Thiago Fontes (União Brasil), a Juíza de Direito da Vara Cível da Comarca de Cianorte, Stela Maris Perez Rodrigues, que coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e a Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), esteve presente no plenário da Câmara Municipal […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Juíza Stela Maris participou da Tribuna Livre da Câmara de Cianorte

Assessoria

Em atendimento ao Requerimento nº 064/2024 do vereador Thiago Fontes (União Brasil), a Juíza de Direito da Vara Cível da Comarca de Cianorte, Stela Maris Perez Rodrigues, que coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e a Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), esteve presente no plenário da Câmara Municipal de Cianorte para falar na Tribuna Livre da sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 11. A sessão foi presidida pelo vereadores Wilson Pedrão (Republicanos) e contou com a presença dos demais vereadores e um bom público presencialmente no auditório.

Com um currículo extenso e uma vasta carreira em prol da resolução de conflitos, a juíza Stela Maris fez uma ampla explicação sobre o conceito de Justiça Restaurativa e as ações desenvolvidas na Comarca de Cianorte. A Justiça Restaurativa é caracterizada pela resolução de conflitos por meio do diálogo e da negociação, com a participação ativa dos envolvidos, evitando o desgaste de um processo judicial e criminal. Em um simples exemplo, a juíza citou uma briga de vizinhos por causa de som alto: a polícia é chamada a cada vez, quando ocorre a reincidência, corre o risco dos envolvidos terem que ser enquadrados e levados à delegacia, serem presos e não houve um movimento para que a resolução do problema, um som alto, fosse mediado.

As ações da Justiça Restaurativa buscam mediar esses conflitos, através de um círculo de construção da paz, da responsabilização do ser humano de forma espontânea. Em caso de ressocialização e reinserção na sociedade por meio da reflexão sobre o que os atos causaram na vida do ofensor, da sua família, da vítima e da sociedade, a fim de evitar que volte ao sistema penal a partir da educação, da reparação dos danos, da urbanidade, da confidencialidade.

A juíza Stela Maris salientou os projetos que têm sido desenvolvidos em Cianorte, como a atuação em escolas, levando os alunos ao diálogo, sendo percebido pelos professores que houve redução dos problemas de brigas entre adolescentes nas instituições que foram realizadas as atividades. Além de cursos de formação de facilitadores e parcerias com o Instituto Mundo Melhor, Tacurando, a Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros, na realização de projetos com o intuito da construção de uma justiça humanizada na Comarca de Cianorte.

Por fim, os vereadores parabenizaram a juíza Stela Maris pelo trabalho desempenhado em Cianorte a fim de instalar a Justiça Restaurativa e assim, construir uma cidade menos violenta e mais humana.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *