Municípios da Amenorte reúnem-se para tratar da criação da IGR do Turismo

Na manhã desta sexta-feira (20), prefeitos, secretários municipais e pessoas ligadas à área do turismo dos 11 municípios pertencentes à microrregião reuniram-se, no Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, para tratar da criação da Instância de Governança Regional (IGR) da Amenorte. A medida se faz necessária por constituírem-se como espaços de articulação, coordenação e monitoramento de […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Municípios da Amenorte reúnem-se para tratar da criação da IGR do Turismo

Na manhã desta sexta-feira (20), prefeitos, secretários municipais e pessoas ligadas à área do turismo dos 11 municípios pertencentes à microrregião reuniram-se, no Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, para tratar da criação da Instância de Governança Regional (IGR) da Amenorte. A medida se faz necessária por constituírem-se como espaços de articulação, coordenação e monitoramento de políticas, planos, projetos e ações na busca do desenvolvimento.

O presidente da Amenorte e prefeito de Tapejara, Rodrigo Pezão, afirmou que “a associação está articulada e unida em prol da criação da IGR. Nosso consórcio é multissetorial e está a disposição para somar forças com o segmento turístico”.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Cianorte, Sidney Valeriano, com a criação, a IGR passa a ser responsável pela definição de prioridades, pela coordenação das decisões a serem tomadas, pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo na região. Daí a importância de estar atrelada a uma associação regional de municípios.

“O turismo é uma indústria sem chaminé. Gera impostos, renda, empregos e prosperidade. Com a pandemia e o consequente isolamento social, percebemos que o melhor lugar do mundo é onde a gente mora, e que o turista não precisa ser alguém que vem de longe. Muitas vezes, é o morador do próprio município. Incentivamos o desenvolvimento do turismo, por sabermos que é um negócio rentável”, disse o coordenador da Paraná Turismo, Velozo Santos, representando o presidente, Irapuan Cortes.

“As IGRs desempenham um papel estratégico e inovador. Queremos aproveitar a constituição da área da Amenorte para replicar o mapa turístico. Após esta reunião, a solicitação será encaminhada para a Paraná Turismo dar sequência ao trabalho de consolidação e reconhecimento da nova composição”, explicou a coordenadora de Turismo de Cianorte, Ângela Andrade. “Com isso, teremos muitos avanços, uma vez que com a participação do poder público, do setor privado e de outras entidades representativas, pensaremos estratégias para o setor em âmbito regional”, completou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Larissa Biggi.

A reunião contou, ainda, com a presença da coordenadora da Regionalização Turística da Paraná Turismo, Alessandra de Paula Xavier; da chefe do Escritório Regional, em Maringá, Ana Maria Esteves Ferreira Assis Cavalheiro; da turismóloga, Maria Fernanda Franzói; e da coordenadora estadual do GT Rural, Vera Meza.

Fonte/Foto: ACPM

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *