Número de candidatos ligados a forças de segurança cresce 92% no Paraná

José Marcos Lopes/Bem Paraná – Foto: Franklin de Freitas O número de candidatos policiais ou ligados às forças de segurança no Paraná cresceu 92% nas eleições deste ano em relação a 2018. Há quatro anos, o estado teve 37 concorrentes que se identificaram como militares reformados, policiais militares, policiais civis ou bombeiros militares. Neste ano são […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Número de candidatos ligados a forças de segurança cresce 92% no Paraná

José Marcos Lopes/Bem Paraná – Foto: Franklin de Freitas

O número de candidatos policiais ou ligados às forças de segurança no Paraná cresceu 92% nas eleições deste ano em relação a 2018. Há quatro anos, o estado teve 37 concorrentes que se identificaram como militares reformados, policiais militares, policiais civis ou bombeiros militares. Neste ano são ao menos 71, entre eles cinco que tentam a reeleição e que, apesar de terem origem nas forças de segurança, citaram seus cargos atuais como ocupação.

Segundo o sistema Divulgação de Candidatos e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano o Paraná terá 40 candidatos que se identificaram como policiais militares, 28 a deputado estadual e 12 a federal (em 2018, eram 11 candidatos à Assembleia Legislativa e sete à Câmara Federal). Já os policiais civis são 15 neste ano (nove candidatos a deputado estadual e seis a federal), contra 10 em 2018 (quatro para deputado estadual e seis para federal).

O número de concorrentes que se identificaram como militares reformados subiu de quatro, em 2018, para sete neste ano. Há quatro anos, eram três candidatos a deputado federal e um a vice-governador. Neste ano serão três a deputado estadual e quatro a federal. Já o número de bombeiros militares caiu de cinco, em 2018, para quatro neste ano (um concorre a deputado estadual e três a deputado federal).

Outros seis candidatos ligados às forças de segurança que foram eleitos em 2018 concorrem no Paraná neste ano. Entre eles, somente a Sargento Tânia Guerreiro (DC), vereadora em Curitiba, se identificou como policial militar ao TSE. Ela tentará uma vaga de deputada federal neste ano.

Reeleição
Os outros cinco citaram como ocupação seus cargos atuais. São eles Soldado Fruet (PROS), Soldado Adriano José (PP) e Delegado Jacovós (PP), que tentarão a reeleição como deputados estaduais; Coronel Lee (DC), deputado estadual que se candidatou a deputado federal neste ano; e Sargento Fahur, que teve a maior votação para deputado federal em 2018 no estado e tentará a reeleição.

O partido com o maior número de policiais, militares reformados ou bombeiros militares candidatos no Paraná é o PP, com dez concorrentes. Em seguida aparecem União Brasil (7), Solidariedade (6), PROS (5), PMB (5), PTB (4), PMN (4), PL (4), Republicanos (3), Agir (3) e Democracia Cristã (3). A profissão de policial militar é a quinta com o maior número de concorrentes no estado e representa 4,74% do total de candidaturas. À frente aparecem empresários (239 candidaturas, ou 28,32% do total), advogados (126 concorrentes, ou 14,93% das candidaturas) e vereadores (61, ou 7,23%). Os que se declararam aposentados na iniciativa privada são 54 (6,4% do total). Já os deputados são 43 (5,09%).

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *