Podóloga Maria Aparecida Dias Cordeiro da Silva utiliza a Tribuna Livre

Na sessão ordinária desta segunda-feira (27), conforme requerimento 420/2018, de autoria do vereador Dirceu Silveira Manfrianto, utilizou a tribuna livre a podóloga (especialista em pés), Maria Aparecida Dias Cordeiro da Silva, a fim de discorrer sobre a importância da inserção da podologia no Sistema Único de Saúde (SUS) de Cianorte. Primeiramente, Cida Cordeiro – como é […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Podóloga Maria Aparecida Dias Cordeiro da Silva utiliza a Tribuna Livre

Na sessão ordinária desta segunda-feira (27), conforme requerimento 420/2018, de autoria do vereador Dirceu Silveira Manfrianto, utilizou a tribuna livre a podóloga (especialista em pés), Maria Aparecida Dias Cordeiro da Silva, a fim de discorrer sobre a importância da inserção da podologia no Sistema Único de Saúde (SUS) de Cianorte.

Primeiramente, Cida Cordeiro – como é conhecida – explicou a importância da podologia. “Antigamente, a podologia era básica, pois só tratava de unhas encravadas e desbastamento (retirada) de calos. Atualmente, ela atua na prevenção da saúde do paciente, ou seja, não atua só na podopatia (doença dos pés) como, por exemplo, unha encrava, mas, também, ortopatias (doença relacionada a locomoção) como na correção na maneira de andar, isto é, atuando na prevenção. Com a prevenção, a podologia consegue solucionar, aproximadamente, 70% das amputações de pé diabético”, explica.

No entanto, a especialista ressalta que existem muitos aventureiros atuando na área. “Para que possa ser podólogo, o profissional teve ter um curso técnico (carga horária 1200 horas) ou curso gradual, tecnólogo (carga horária 1300 horas)”, salienta.

A podóloga, na oportunidade, ressaltou em que outras regiões do país, a especialidade já está presente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Já foi implantado no Paraná, em Curitiba; em São Paulo, na capital e em algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Assim, peço que nobres vereadores analisem o projeto que encaminhei, a fim de que em Cianorte também seja implantada”, finaliza.

FONTE: camaracianorte.pr.gov.br

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *