Prefeitura prepara programação especial para a Semana Nacional de Trânsito 2021

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Secretaria Municipal de Defesa Social, preparou as ações da Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. A abertura oficial acontece no próximo sábado (18), às 9h, na Praça Primo […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Prefeitura prepara programação especial para a Semana Nacional de Trânsito 2021

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Secretaria Municipal de Defesa Social, preparou as ações da Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. A abertura oficial acontece no próximo sábado (18), às 9h, na Praça Primo Manfrinato. As ações serão realizadas em parceria com a 26ª Ciretran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretaria de Municipal de Educação e Cultura e Assessoria de Comunicação.

A programação inclui, no dia 18, das 9h às 12h, exposição dos órgãos atuantes no trânsito, na Praça Primo Manfrinato; de 20 a 24, simulação de acidente em vários pontos da cidade; no dia 24, simulador de capotamento, da 8h às 17h, em frente ao Paço Municipal; e no dia 25, simulação de atencimento à vítima. Também foram programadas apresentação de palestras e peças teatrais nas escolas municipais.

Para o diretor da Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira, eventos como estes são simples, mas ressaltam a educação no trânsito e a conscientização para os problemas que nós temos. “Dados da Abramet apontam que, no Brasil, apenas 7% dos passageiros do banco traseiro usam o cinto, isso torna a viagem perigosa, pois o uso de cinto de segurança no banco traseiro, reduz em até 75% o risco de morte. Em Cianorte, nós realizamos um levantamento e, no 1º semestre de 2021, o uso do celular ao volante foi a segunda infração mais autuada aos motoristas. Esse péssimo hábito, além de gerar multa, aumenta em 400% o risco de acidentes”, explicou o diretor.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Tenente-coronel Elias Ariel de Souza, esse é um momento de reflexão de todos, onde as ações da Secretaria se intensificam com mais frequência na cidade. “Precisamos que cada um de nós colabore na redução dos números de acidentes e mortes no trânsito. Será uma semana dedicada à conscientização de motoristas e pedestres sobre as responsabilidades de cada um, porém, os cuidados devem ser constantes”, pontuou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *