Quase dois mil candidatos iniciam o Enem 2023 em Cianorte

Fonte/Foto: Tribuna de Cianorte com Assessorias No último domingo, 5, quase dois mil candidatos da região de Cianorte, deram início ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A prova, que é uma das etapas mais importantes da vida estudantil no Brasil, é aplicada em todo o país e é crucial para o acesso […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Quase dois mil candidatos iniciam o Enem 2023 em Cianorte

Fonte/Foto: Tribuna de Cianorte com Assessorias

No último domingo, 5, quase dois mil candidatos da região de Cianorte, deram início ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A prova, que é uma das etapas mais importantes da vida estudantil no Brasil, é aplicada em todo o país e é crucial para o acesso a diversas universidades públicas e particulares.

Houve aplicação de provas em três locais em Cianorte: no colégio estadual Cianorte, no prédio da Universidade Paranaense (UNIPAR) e na sede da Universidade de Maringá, campus Cianorte (UMFG). A segurança durante todo o processo foi responsabilidade da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), acompanhando as fases do exame, desde a escolta das provas até a saída dos candidatos, garantindo que o certame ocorresse com segurança e tranquilidade.

O Enem é composto por duas etapas realizadas em dois domingos consecutivos, e além de avaliar a qualidade do Ensino Médio, também é a principal forma de acesso ao ensino superior no país.

No primeiro dia de aplicação das provas, que ocorreu no domingo, os estudantes enfrentaram os desafios das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da temida redação.

Entretanto, o exame também trouxe algumas novidades. Pela primeira vez em sua história, os gráficos e as figuras das provas foram impressos em formato colorido, visando facilitar a compreensão para as pessoas daltônicas e aquelas com problemas de visão. Além disso, o cartão-resposta foi ampliado para auxiliar candidatos com deficiência visual.

Os números preliminares de participação revelaram que, neste ano, a abstenção média nacional foi de 28,1%, com base em dados de 98% dos locais de aplicação do exame. Um total de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram, e 71,9% deles compareceram para fazer a prova, o que se assemelha à abstenção registrada no ano anterior (28,3%).

O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o aumento no número de inscrições em 2023, que representou um crescimento de 13,1% em relação ao ano anterior. Ele destacou que o governo tem feito esforços para incentivar os jovens a realizarem o ENEM, que é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

No entanto, o dia de aplicação não foi isento de incidentes. Foram registrados 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, sair da sala antes do horário permitido e não seguir as orientações dos fiscais, todas de acordo com o edital. Além disso, 905 candidatos enfrentaram problemas durante a aplicação das provas, incluindo emergências médicas, interrupções temporárias de energia e falta d’água.

Para os estudantes que foram prejudicados por condições climáticas, problemas de logística ou que foram alocados em locais de prova a uma distância maior do que a prevista no edital, haverá a possibilidade de solicitar a reaplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Casos de doenças e questões de saúde também darão direito à reaplicação, com os requerimentos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *