Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Cianorte

Assessoria – Foto: Gilson Abreu Neste sábado (25), os cianortenses têm mais uma oportunidade para se protegerem contra a gripe. Isso porque, em um esforço para aumentar a cobertura vacinal, salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão em horário especial, conforme um sistema de escala estrategicamente elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Cianorte

Assessoria – Foto: Gilson Abreu

Neste sábado (25), os cianortenses têm mais uma oportunidade para se protegerem contra a gripe. Isso porque, em um esforço para aumentar a cobertura vacinal, salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão em horário especial, conforme um sistema de escala estrategicamente elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

As UBS Extensão, Cianortinho, Atlântico, Vila 07, Setor 3 e Morada do Sol estarão abertas das 8h às 17h, proporcionando um amplo período de atendimento para a comunidade. A UBS Marselha funcionará das 8h às 16h, enquanto as UBS Setor 8 e Vidigal estarão disponíveis das 13h às 17h.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tradicionalmente tem como foco os grupos prioritários, teve início em 25 de março e foi estendida para toda a população a partir de 2 de maio. Isso significa que qualquer pessoa com idade a partir de seis meses pode receber a dose. Porém, até o momento, a cobertura vacinal em Cianorte está abaixo do ideal, atingindo apenas 44% do público-alvo, sendo que a meta é de 90%.

“Temos observado uma baixa adesão à vacinação contra a gripe em nossa cidade, o que é preocupante. Portanto, o horário especial de atendimento é uma estratégia para ampliar o acesso e, consequentemente, a cobertura vacinal, para prevenir a doença e suas possíveis complicações”, ressalta Tania Mara de Almeida, supervisora da Vigilância Epidemiológica. Para receber a dose, basta comparecer a uma das UBS e apresentar o CPF e a carteirinha de vacinação.

“É importante lembrar que a vacina é a forma mais eficaz de proteção contra os vírus respiratórios comuns no inverno e previne infecções graves como a pneumonia. Os grupos com mais chances de complicações, que evoluem para internamentos hospitalares e mortes são crianças, idosos, gestantes e puérperas, sendo indispensável que recebam a imunização o quanto antes”, orienta a supervisora.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *