Sanepar: Instalação da nova captação de água deve seguir até junho de 2024

Tribuna de Cianorte com Assessoria – Foto: Sanepar As obras de instalação de uma nova captação de água atingiram os 60% de conclusão, em Cianorte. Com expectativa de finalizar em junho de 2024, a instalação vai ampliar em quase 60% a capacidade de produção de água para abastecer os mais de 82 mil moradores da […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Sanepar: Instalação da nova captação de água deve seguir até junho de 2024

Tribuna de Cianorte com Assessoria – Foto: Sanepar

As obras de instalação de uma nova captação de água atingiram os 60% de conclusão, em Cianorte. Com expectativa de finalizar em junho de 2024, a instalação vai ampliar em quase 60% a capacidade de produção de água para abastecer os mais de 82 mil moradores da cidade, com a participação do Rio Ligeiro.

O empreendimento trará a garantia de abastecimento pelos próximos 20 anos e deve receber recursos de R$ 29,8 milhões. Além das obras de captação de água, estão sendo instalados 18,7 mil metros de adutora de água, que transportará a água do Ligeiro até a estação de tratamento. O recebe ainda mais 27,8 mil metros de redes e três estações de bombeamento para melhorar a distribuição de água para todas as regiões da cidade.

Quando já estiver finalizada e entregue, a Sanepar irá suspender a captação no Ribeirão Bolívar, que está em operação desde a década de 1970 e irá auxiliar em casos emergenciais.

INTERLIGAÇÕES E INTERRUPÇÕES

A implantação das tubulações exige um cuidado a mais. Para assentar a adutora, estão sendo abertas valas e cortado o pavimento, gerando grande movimentação de terra. Para segurança de todos, algumas vezes é necessária a interdição total ou parcial de trechos das ruas, passeios e calçadas.

As novas redes de abastecimento estão sendo assentadas em diversas regiões da cidade com a finalidade de ampliar e melhorar o sistema distribuidor. A cada trecho implantado são feitas as interligações das novas tubulações ao sistema operacional existente. Por esta razão, podem as interrupções no fornecimento de água de forma temporária devem continuar. Nessas obras, também é necessária abertura de valas, calçadas e pavimentos. A Sanepar lembra que esses transtornos são rápidos e pontuais e que as obras visam o bem comum do abastecimento regular.

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *