SETEMBRO AMARELO CONTA COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM CIANORTE

Para conscientizar os cianortenses sobre a realidade do suicídio e as formas de procurar ajuda, a Prefeitura, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (infantil e adulto) promoverá, no próximo mês, uma série de atividades pela campanha Setembro Amarelo. A abertura acontece neste sábado (1º), às 9h, com atividade física, no Paço Municipal, voltada ao […]

  • COMPARTILHE:
Imagem SETEMBRO AMARELO CONTA COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM CIANORTE

Para conscientizar os cianortenses sobre a realidade do suicídio e as formas de procurar ajuda, a Prefeitura, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (infantil e adulto) promoverá, no próximo mês, uma série de atividades pela campanha Setembro Amarelo. A abertura acontece neste sábado (1º), às 9h, com atividade física, no Paço Municipal, voltada ao público em geral, e panfletagem no centro da cidade, com término na Praça Antonio Moraes de Barros.

As ações programadas, segundo a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto, pretendem atingir a população e os profissionais de saúde. “Precisamos dialogar abertamente sobre esse fenômeno, normalmente motivado pela depressão, que pode ser contido por meio do acesso a conteúdos de qualidade a respeito dos sintomas e métodos de prevenção”, argumenta Michelly, que defende que a prática deve ser tratada como uma questão de saúde pública.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que a cada 40 segundos uma pessoa encerra a própria vida no mundo e que, a cada dez casos, nove poderiam ser evitados. “As equipes envolvidas na campanha pretendem oferecer ajuda e apresentar ferramentas ao maior número de pessoas possível em diferentes locais, alcançando tanto quem cogita tirar a própria vida, como quem pode identificar esse sofrimento em outra pessoa e evitar uma fatalidade”, pontua a chefe da Divisão de Saúde Mental, Thaíse Dantas.

As ações estratégicas programadas para o mês são: intervenções culturais com espaços de diálogos (dias 05, 13, 14 e 24), roda de conversa sobre saúde mental (dia 03); participação no desfile cívico-militar de Sete de Setembro com mobilização e conscientização em favor da valorização da vida (dia 07); baile da idade dourada – saúde mental e envelhecimento (dia 18); matriciamento das equipes da Rede de Atenção Psicossocial (dias 20 e 21); ações nos distritos (dias 22 e 26); e cinema ao ar livre (dia 28). (Programação completa na tabela)

A Setembro Amarelo ainda contará com a exposição de painéis temáticos no Paço Municipal, na sede da Secretaria de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a partir de 17 de setembro; e com a divulgação nas redes sociais de vídeos informativos, aos sábados, e postagens especiais no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, relembrado no dia 10, com a #SetembroAmareloCianorte.

Fonte: Assessoria de Comunicação

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *