Setor de serviços é destaque na geração de emprego do ultimo ano

Fonte: Tribuna de Cianorte – Foto: Marcelo Camargo Entre os diversos setores que impulsionam a geração de emprego em Cianorte, o de serviços se destaca. Com base em dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, na ultima quarta-feira, 30, o setor foi o que mais gerou novas vagas […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Setor de serviços é destaque na geração de emprego do ultimo ano

Fonte: Tribuna de Cianorte – Foto: Marcelo Camargo

Entre os diversos setores que impulsionam a geração de emprego em Cianorte, o de serviços se destaca. Com base em dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, na ultima quarta-feira, 30, o setor foi o que mais gerou novas vagas entre julho de 2022 e julho deste ano.

Nesse período, o número de funcionários com carteira assinada nesse setor teve um aumento 4,9%. Isso representa um aumento de 333 novas vagas geradas, no decorrer do ano. Passando de 6.144 trabalhadores para 6.447.

O setor, que reúne atividades como comércio varejista, transporte, imobiliárias, turismo e alimentação, representa 26.97% dos trabalhadores empregados na Capital do Vestuário. Apesar do número alto de contratações, o líder em trabalhadores registrados é a indústria, com 10.624 funcionários, o que representa 44.38% dos 23.893 empregados formais em toda a cidade.

Entre os últimos 12 meses, a indústria apresenta uma queda em novas vagas. Com 167 postos de trabalho a menos, a empregabilidade do setor reduziu 0,3%. Em julho do ano passado, 10.657 pessoas trabalham no setor, em julho de 2023, 10.624 postos estavam preenchidos, em Cianorte.

Já o comércio, mesmo fechando o mês com saldo negativo de -4 novas vagas, apresenta crescimento no ultimo ano. De acordo com o Caged, o setor saltou de 5.345 empregados para 5.380. Com aumento de 0,6%, o comércio é o terceiro setor que mais emprega no município, representando 22.48% dos trabalhadores formais.

JULHO

Mais uma vez a Capital do Vestuário fechou o mês com saldo positivo na geração de emprego. De acordo com o Caged, o saldo de 75 vagas foi resultado de 1.076 admissões contra 1.001 desligamentos no mês de julho.

A média da balança vem se mantendo positiva desde o início do ano. Em sete meses Cianorte abriu 7.818 novos postos de trabalho, e número de demissões foi de 7.298, um saldo positivo de 520 contratações.

MICRORREGIÃO

Na microrregião, que abrange Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, Tapejara e Tuneiras do Oeste, o mês de julho foi positivo, com 632 admissões, e 531 demissões, um saldo de +101. A cidade que mais de destacou em geração de emprego foi Rondon que abriu 169 novos postos e encerrou 219. Um saldo de 40 contratações. Japurá vem em seguida com 89 novos postos e 67 contratos encerrados, resultando em um saldo positivo de 22 vagas.

A lista de cidades que encerraram o mês com saldo negativo contemplam, Guaporema (-3), Indianópolis (-5) e São Manoel do Paraná (-4). O restante apresentou saldo positivo.
Ao todo, 41.892 pessoas trabalham com a carteira assinada, em Cianorte, e região.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *