Tribuna Livre da Câmara de Cianorte recebeu o diretor do PROCON

Assessoria Em atendimento ao Requerimento nº 021/2024 do vereador Pastor Dejair (MDB), o senhor William Martinez Batista, Diretor Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), falou sobre os trabalhos do Procon em Cianorte na tribuna livre da Câmara Municipal de Cianorte durante a sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 19. O diretor do […]

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Imagem Tribuna Livre da Câmara de Cianorte recebeu o diretor do PROCON

Assessoria

Em atendimento ao Requerimento nº 021/2024 do vereador Pastor Dejair (MDB), o senhor William Martinez Batista, Diretor Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), falou sobre os trabalhos do Procon em Cianorte na tribuna livre da Câmara Municipal de Cianorte durante a sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 19. O diretor do PROCON foi convidado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Peres Pedrão (Republicanos) para tomar seu lugar à tribuna após as votações legislativas. Ao subir à tribuna, o Diretor do Procon, nomeou cada vereador presente na sessão cumprimentando-os.

Conforme explanação inicial de Batista, as reclamações mais recorrentes são referentes aos operadores de telemarketing, bancos e administradoras financeiras, comércio em rede de lojas, comércio eletrônico, cartões de crédito e débito. Sendo que os principais problemas relatados são ofertas não cumpridas, cobranças indevidas, alteração unilateral de contrato de serviço, não entrega de contratos ou documentos, cálculos de juros exorbitantes, cobranças após cancelamento do serviço, fraudes, recomendações e orientações administrativas, renegociações de dívidas, entre outros.

Aproximadamente 70% dos atendimentos do Procon foram resolvidos no ato via telefone ou por intervenção pessoal, 10% por abertura de processo administrativo, sendo que boa parte desses processos já se encontram devidamente arquivados, 15% procuraram o Judiciário para dirimir as questões e 5% por inexistência de direitos ou desistiram dos seus direitos mesmo após orientação do Procon. Segundo levantamento, no Procon de Cianorte foram realizadas 4.211 reclamações no ano de 2023, uma marca superior ao ano de 2022 que contabilizou 3.377 reclamações registradas.

Além disso, falou das ações em datas comemorativas, fiscalização de preços na volta às aulas, parcerias com OAB, Polícia Civil, AMENORTE e outras entidades, instituição do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor e outras atividades de defesa do consumidor realizadas pela equipe do PROCON de Cianorte.

Em seguida, abriu-se espaço para que os vereadores pudessem questionar ao William sobre o desempenho das atividades do PROCON, que consta com apenas três servidores para atender toda a demanda. Por fim, parabenizaram as ações em prol da população, garantido que o Código de Defesa do Consumidor seja efetivamente cumprido no município.

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