Força-tarefa contra a dengue será neste sábado (02)

A força-tarefa contra a dengue, que seria realizada no último sábado (26), na Zona 2, precisou ser adiada, devido ao volume de chuvas da última semana. A ação foi remarcada para o próximo dia 02 e conta com a organização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Tiro de Guerra, entidades e demais secretarias municipais. A ideia é visitar as residências do bairro, buscando criadouros e informando a população sobre como agir preventivamente.

A força-tarefa tem início às 14h e segue até as 17h. Além da busca ativa, uma equipe da secretaria irá expor, na Praça João XXIII, amostras de larvas e mosquitos, além de materiais informativos, das 13h às 17h. “Volto a reafirmar que saúde não se faz sozinho. O poder público precisa da colaboração da população, seja denunciando junto à ouvidoria terrenos que precisam de mais atenção, seja cuidando do próprio quintal. Por isso, pedimos para que os moradores abram o portão para nossa força-tarefa. Para facilitar a identificação e garantir a segurança de todos, as equipes contarão com pelo menos um agente de endemias uniformizado”, explica a secretária municipal de Saúde, Rebeca Silva Galacci.

MAIS AÇÕES – A Secretaria Municipal de Saúde programou mais ações de combate à dengue, que serão realizadas em curto prazo. Entre elas estão uma campanha de orientação e esclarecimento de dúvidas, que acontece no Paço Municipal, das 14h às 17h; palestras educativas nas escolas municipais; e vistorias com o uso de drone (com o apoio da Secretaria de Defesa Social).

Fonte/Foto: ACPM

Com redução dos casos, Estado declara fim da epidemia de H3N2

A Secretaria de Estado da Saúde suspendeu a situação de epidemia da Influenza A H3N2, declarada no dia 12 de janeiro deste ano, após o aumento no número de casos e óbitos que ocorreu fora do período sazonal. A decisão foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná nesta quarta-feira (30).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, houve um grande número de aglomerações no final de 2021 e, com isso, a transmissão do vírus se intensificou. “Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário tende a melhorar”, disse.

Quando foi decretada a epidemia sazonal, o Estado registrava 832 casos e 12 mortes, número maior do que o habitual para a época do ano, já que era verão. Dos 399 municípios, 144 tinham, pelo menos, um caso da doença.

A Sesa confirmou nesta terça-feira (29) mais três óbitos e 11 novos casos de H3N2 (um tipo do vírus Influenza A (H3). Agora, o Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença ( veja o boletim ).

Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. Tratam-se de dois homens de 87 e 92 anos e uma mulher de 79 anos, respectivamente. Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado. Os dados foram coletados por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

VACINA – Na próxima semana vai começar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 04 de abril a 03 de junho de 2022, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A partir do dia “D”, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e é produzida pelo Instituto Butantan. A vacina é uma das melhores formas de prevenção da doença, meio para evitar uma nova epidemia pelo vírus Influenza.

“As vacinas já estão chegando aos municípios para o início da campanha, na próxima segunda-feira. Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros e depois vamos continuar com os grupos prioritários. Queremos nossa população protegida contra esse vírus”, disse o secretário.

EPIDEMIA – A transmissão dos vírus da Influenza ocorre com maior frequência durante os meses mais frios, no outono e inverno, podendo ter circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas. De acordo com o Ministério da Saúde, o termo epidemia é utilizado quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em uma larga área geográfica.

Fonte/Foto: AEN

Conheça as principais indicações e requerimentos apresentados nesta semana na Câmara de Cianorte

Todos os vereadores:

Os vereadores apresentaram em conjunto três requerimentos, destacando-se os requerimentos nº 178/2022 de redução do interstício regimental para apreciação final de sete projetos e nº 182/2022, encaminhado ao Executivo Municipal solicitando informações quanto à destinação dos recursos que foram devolvidos pelo Legislativo à Prefeitura no final do ano de 2021 na ordem de R$ 783.817,15.

 

Indicações das Comissões:

A Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Ecologia por meio do Requerimento nº 170/2022, solicita o arquivamento da Emenda Modificativa nº 013/2022 ao Projeto de Lei Complementar nº 012/2022. E também apresentou a Subemenda Modificativa nº 002/2002 à Subemenda Modificativa nº 001/2002 à Emenda Modificativa nº 084/2021 ao Projeto de Lei nº 010/2020, referente à criação do Conselho Municipal de Defesa e Bem-Estar Animal e do Fundo Municipal de Defesa e Bem-Estar Animal.

 

Indicações em Conjunto:

Indicação nº 234/2022: dos vereadores Márcia Pereira e Rodrigo Rezende, ao Executivo Municipal, sugerindo estudo sobre a possibilidade de concessão de abono salarial no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) aos profissionais de saúde do município e distritos de Vidigal e São Lourenço; Requerimento nº 173/2022: dos vereadores Márcia Pereira, Maria Neuza Casassa, Afonso Lima, Rodrigo Rezende e Thiago Fontes, ao Secretário de Saúde do Paraná, Sr. Beto Preto, solicitando a liberação de um micro-ônibus destinado ao Município de Cianorte para o atendimento de saúde no Distrito de São Lourenço; Requerimento nº 712/2021: dos vereadores Afonso Lima, Rodrigo Rezende, Thiago Fontes e Wilson Pedrão, a fim de propor a abertura de comissão de inquérito com prazo de até 120 dias, visando apurar eventuais irregularidades sobre vendas, ausência de pagamentos de impostos, construções em áreas institucionais e áreas públicas do município de Cianorte-PR.

 

Afonso Sergio Lima (Rede)

O vereador apresentou três indicações e dois requerimentos, sendo eles: Indicação 192/2022, para manutenção geral no CMEI Ivanilde Gomes Casotti, no Santa Mônica II; Indicação 195/2022, para manutenção geral na Escola Municipal Paula Dreer Nogueira, no Santa Mônica II; Indicação 220/2022, ao Diretran, para verificar a possibilidade de alterar o semáforo instalado no cruzamento das avenidas Souza Naves e Minas Gerais, saída para Distrito de Vidigal, para sinal de 4 tempos; Requerimento 179/2022, à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, questionando se o prédio ao lado da UBS Nilton José Magron, antiga sede dos Bombeiros, está condenado à demolição ou é possível uma reforma para utilização do mesmo; Requerimento 180/2022, ao SAMU Noroeste – CIUENP, solicitando informação sobre o andamento da contratação de profissionais para a instalação de mais uma ambulância básica para atender Cianorte e região.

 

Carlos Roberto da Silva – Nenão da Júpiter (Solidariedade)

O vereador pela Indicação 229/2022, às Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, solicitou a poda de árvores e, se possível, instalação de mais postes de iluminação pública na Rua Regente Feijó, Zona 06.

 

Dejair Barbosa Melo – Pastor Dejair (PSD)

O vereador apresentou sete indicações, dois requerimentos e uma indicação legislativa.

Indicações: 223/2022, à Secretaria de Meio Ambiente, para realizar corte de galhos de duas árvores, uma em frente ao nº 2632 e outra no canteiro central em frente a 2ª Igreja Presbiteriana Renovada, na Avenida Piauí; 224/2022, a Diretran, para revitalização do quebra-molas na Avenida Piauí, próximo à 2ª Igreja Presbiteriana Renovada; 228/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para revitalização do estacionamento no canteiro central da Avenida Piauí, em frente à 2ª Igreja Presbiteriana Renovada; 237/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para que providencie a substituição da tampa da boca de lobo no canteiro central da Avenida América esquina com a Avenida Pará; 240/2022, no sentido de substituir a lâmpada queimada do poste de iluminação pública situado na Travessa Vera Cruz entre a Rua Abolição e a Avenida América, e também do poste da Travessa Vera Cruz esquina com a Rua Abolição; 241/2022, a fim de substituir a lâmpada queimada do poste de iluminação pública situação na Avenida Piauí, ao lado da 2ª Igreja Presbiteriana Renovada; 242/2022, no sentido de substituir as lâmpadas queimadas dos postes de iluminação pública situado na Rua Itapicuru nas proximidades da Rua Saquarema.

Requerimentos: 166/2022, solicitando arquivamento do Projeto de Lei nº 004/2022-B; 167/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, questionando se a mesma tem recebido relatos de proliferação de pragas na zona urbana de Cianorte, em caso positivo, informar o bairro, e qual a periodicidade na execução dos serviços de dedetização e desratização nos bueiros de Cianorte e dos distritos de Vidigal e São Lourenço.

Indicação Legislativa: 016/2022, ao Executivo Municipal, sugerindo a possibilidade de encaminhar projeto de lei no sentido de instituir no âmbito do município de Cianorte a campanha “Futuros Doadores”, a fim de conscientizar os estudantes da rede pública do município sobre a importância da doação de sangue.

 

Edvaldo Matias de Oliveira – Estância Luana (Patriota)

O vereador fez duas indicações e um requerimento, sendo: Indicação 227/2022, à Diretran, para execução de um redutor de velocidade, tipo semáforo, na Avenida Allan Kardec esquina com Avenida Espírito Santo, Zona 01; Indicação 235/2022, à Diretran, sugerindo que após o término do canteiro central (estacionamento) na Avenida América, dê início à execução de estacionamento na Avenida América defronte ao Mercado Brand, sentido centro; Requerimento 171/2022, ao Deputado Estadual Jonas Guimarães, a fim de apresentar emenda no valor de R$ 400 mil, visando a aquisição de um caminhão munck para a poda de árvores destinado à Secretaria de Meio Ambiente de Cianorte.

 

Marcia Pereira (PL)

A vereadora apresentou duas indicações e um requerimento, sendo: Indicação 231/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, sobre a possibilidade de pavimentação asfáltica na Estrada Pala; Indicação 239/2022, à Secretaria de Saúde, a fim de verificar a possibilidade de executar serviços de reforma, incluindo pintura e reparos na parte estrutural na UBS Atacília Silva Martins, no Distrito de Vidigal; Requerimento 172/2022, ao Secretário de Saúde do Paraná, Sr. Beto Preto, solicitando a liberação de um veículo micro-ônibus para o Distrito de Vidigal, no município de Cianorte.

 

Maria Neuza Casassa – Professora Neuza (Podemos)

A vereadora fez a Indicação 232/2022, à Divisão de Fiscalização, providências para que sejam notificados os proprietários de terrenos vazios no município de Cianorte que se encontram com mato alto, na Rua Pádua e na Avenida Santos Dumont, no Jardim Ângelo Liberati.

 

Rodrigo Aparecido Rezende – Rodrigo Enfermeiro (PSD)

O vereador apresentou quatro requerimentos e duas indicações. Requerimentos: 153/2022, ao Senador Oriovisto Guimarães, solicitando recursos da União por meio de emenda no valor de R$ 150 mil, para Escolas Municipais e a APAE de Cianorte, para compra de mesas educacionais; 154/2022, à Deputada Federal Luisa Canziani, solicitando recursos da União por meio de emenda no valor de R$ 150 mil, para Escolas Municipais e a APAE de Cianorte, para compra de mesas educacionais; 163/2022, à Secretaria de Meio Ambiente, para que forneça os laudos que autorizaram o corte de árvores no parquinho da Praça Maísa Villela de Andrade In Baldino; 181/2022, à Secretaria de Saúde, solicitando informações sobre a prorrogação dos contratos profissionais enfermeiros contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado e não sendo chamados os candidatos aprovados em concurso público para o cargo. Indicações: 212/2022, à Secretaria de Educação, para que tome providências necessárias no sentido de adquirir mesas educacionais para o ensino público municipal; 244/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para execução de serviços de conservação e melhorias na Estrada Canaã.

 

Thiago Fontes (PSL)

O vereador apresentou quatro requerimentos, três indicações e uma indicação legislativa, sendo: Requerimento 168/2022, à Secretaria de Saúde, solicitando informação sobre o número de consultas disponibilizadas diariamente nas unidades básicas de saúde; Requerimento 169/2022, à Secretaria de Educação, solicitando informação quanto às ações de prevenção contra o abuso sexual infantil nas escolas e CMEIs do município; Requerimento 175/2022, ao Executivo Municipal questionando se existem estudos para a possibilidade de concessão do adicional de insalubridade aos cozinheiros das escolas municipais e CMEIs para o ano de 2022; Requerimento 177/2022, ao Deputado Estadual Delegado Fernando Martins, solicitando estudos sobre a possibilidade de apresentação de projeto de lei em âmbito estadual para instituir o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional, a ser desenvolvido nas escolas da rede pública do estado; Indicação 222/2022, à Divisão de Cadastro Técnico, para que fiscalize e notifique os moradores da Rua Cecília Militano Rossi, no Residencial Bourbon; Indicação 225/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para manutenção das bocas de lobo na Rua Maria Dominguies, Jardim Vitória; Indicação 248/2022, ao Executivo Municipal para verificar junto ao Departamento de Estradas de Rodagem, visando a implantação de um redutor de velocidade na Rodovia PR-082, na altura da Pluma Lavanderia Industrial; Indicação Legislativa 018/2022, sugerindo encaminhar projeto de lei no sentido de dispor no âmbito municipal o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional, a ser desenvolvido nas escolas da rede pública de Cianorte.

 

Vantuir Carlos da Silva – Tuika (PV)

O vereador fez cinco indicação e duas indicações legislativas.

Indicações: 025/2022, à Secretaria de Saúde, sobre a possibilidade de implantação no Município de Cianorte o programa do Governo Federal, “Melhor em Casa”; 233/2022, à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para providências quanto à contratação de um profissional topógrafo para atuar com serviços de medição, elaboração de mapas, plantas, entre outros, no âmbito municipal; 243/2022, à Secretaria de Saúde sobre a possibilidade de instalação de toldo (cobertura) anexa à sala onde os pacientes fazem hemodiálise nas dependências do imóvel onde funciona o serviço de diálise da Fundhospar; 246/2022, à Diretran, para implantação de novas placas com os nomes das ruas e avenidas nos locais que se apresentam apagadas ou inexiste essa sinalização; 249/2022, à Secretaria de Saúde, sobre a possibilidade de disponibilizar um veículo exclusivo para o transporte de pacientes oncológicos.

Indicações Legislativas: 002/2022, ao Executivo Municipal, para que encaminhe projeto de lei instituindo o programa banco de ração do município de Cianorte; 007/2022, ao Executivo Municipal, para encaminhe o projeto de lei que institui incentivo fiscal para o desenvolvimento do esporte amador no âmbito do município de Cianorte.

 

Wilson Luiz Peres Pedrão (Republicanos)

O vereador fez duas indicações, um requerimento e um projeto de lei complementar, sendo eles: Indicação 236/2022, à Divisão de Fiscalização, para que notifique o proprietário dos lotes na Rua Ivaí, entre as ruas Camacuã e Ijuí, na Zona 03, para que promova limpeza e construção de calçada nos referidos terrenos; Indicação 238/2022, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos para recapeamento asfáltico completo das ruas no Jardim Maringá; Requerimento 174/2022, ao Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, solicitando parecer sobre a possibilidade de alteração na Lei Municipal nº 2.749/2006; Projeto de Lei Complementar 16/2022-A, que altera a Lei Municipal nº 2.749/2006.

Foto e Matéria: Fernando Melo

 

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em Cianorte

Quase dois anos após a implementação da regra das máscaras, a obrigatoriedade do uso em local fechado deixa de existir em Cianorte, a partir desta terça-feira (29). O Decreto Municipal nº 90, publicado no Órgão Oficial de hoje, acompanha a decisão do Governo do Estado. Em espaços internos, como transporte público e serviços de saúde, o uso da máscara passa a ser uma recomendação.

Fonte/Foto: ACPM

TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até 21 de março

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

Fonte/Foto: AGbr

Reajuste dos Servidores de Cianorte aprovado por unanimidade

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cianorte realizada na noite desta segunda-feira, 28, dois projetos de interesse dos servidores públicos, aposentados e pensionistas municipais foram aprovados em segundo turno por unanimidade. O Projeto de Lei do Executivo nº 011/2022 e o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2022-A concedem 11% de reajuste aos vencimentos mensais e prevê uma revisão de 10,06% na revisão do auxílio-saúde, gratificações e prêmio assiduidade. O reajuste já estará incorporado no salário referente ao mês de março.

Tais projetos entrarão em vigor assim que sejam publicados no Diário Oficial do Município. Um dado importante, sobre o valor do reajuste é que fica acima da inflação dos últimos 12 meses, que segundo o IPCA – Índice de Preços do Consumidor Amplo, é de 10,54%. Entretanto, apesar do reajuste, a folha de pagamento do município de Cianorte não ultrapassará os limites com gasto com pessoal, se mantendo dentro do limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além destes projetos, foram realizadas as votações em segundo turno dos seguintes projetos que foram aprovados por unanimidade: Projeto de Resolução nº 001/2022, pela qual os servidores públicos ocupantes de cargo de provimento efetivo e empregados públicos que exercerem funções de confiança/gratificada e os servidores ocupantes de cargo em comissão do Poder Legislativo não farão jus ao banco de horas; Projeto de Lei nº 011/2022-B, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a revisão dos subsídios mensais do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos secretários e dos Vereadores; Projeto de Lei Complementar nº 015/2022, sobre desafetação de terras para o sistema viário municipal; e o Projeto de Lei do Executivo nº 013/2022, pelo qual fica denominado Centro Poliesportivo Carlos Yoshito Mori o prédio público localizado na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha.

Em votação em turno único, a Emenda Modificativa nº 015/2022 ao Projeto de Lei Complementar nº 12/2022 não foi aprovada, pois teve os votos contrários dos vereadores Nenão da Júpiter (Solidariedade), Pastor Dejair (PSD), Edvaldo “Estância Luana” (Patriota) e Tuika (PV). Na sequência, o Projeto de Lei Complementar nº 12/2022, também não foi aprovado ao ter os votos contrários dos vereadores Afonso Lima (Rede), Márcia Pereira (PL), Professora Neuza (Podemos), Rodrigo Enfermeiro (PSD) e Thiago Fontes (PSL). Para aprovação era necessário maioria absoluta, no caso 6 votos, sendo que o presidente Wilson Pedrão (Republicanos) não tinha direito ao voto.

Foto e Matéria: Fernando Melo

 

Caixa: mais de 1,5 milhão de pessoas já solicitaram novo microcrédito

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou hoje (28) que mais de 1,5 milhão de pessoas já solicitaram o novo microcrédito anunciado mais cedo pelo banco.

Com ofertas entre R$ 300 e mil reais para pessoas físicas e R$ 1,5 mil a R$ 3 mil para microempreendedores individuais (MEIs), a linha pode ser solicitada diretamente por aplicativo ou pelas agências da Caixa.

Para realizar a operação, o usuário do aplicativo Caixa Tem deverá atualizar a versão do programa por questões de segurança, informou Guimarães. A solicitação de crédito atualmente encontra-se em destaque, logo na primeira tela do Caixa Tem.

“Estamos impressionados. Esperamos 5 milhões de pessoas, mas nessa velocidade que tivemos hoje, em alguns dias já teremos um número superior. Lembrando que há necessidade de análise de crédito de 10 dias”, informou.

Guimarães esclareceu, ainda, que mesmo pessoas com cadastro negativado em órgãos de proteção ao crédito podem solicitar a linha especial.

Casa própria

O presidente da Caixa também falou sobre novas medidas de crédito imobiliário para pessoas com deficiência. A Caixa oferece financiamentos para esse grupo de 4,5% ao ano + taxa referencial (TR), com renda mínima de R$ 3 mil ao mês. Pedro Guimarães explicou que, além da aquisição, o crédito também pode ser utilizado para reformas e remodelações de imóveis já adquiridos. Para esta modalidade de financiamento, o valor máximo é de R$ 50 mil.

Fonte/Foto: AGbr

Governo propõe auxílio-alimentação de R$ 600 para mais 10,7 mil servidores efetivos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (28) que todos os servidores efetivos de dois quadros (Quadro Próprio da Secretaria de Estado da Saúde – QPSS e Quadro Próprio do Poder Executivo – QPPE) receberão um auxílio-alimentação de R$ 600. O projeto de lei que será enviado para a Assembleia Legislativa reforça a regra instituída no ano passado para os quadros da segurança pública e agentes socioeducacionais e terá impacto sobre outros 10,7 mil servidores.

O cálculo orçamentário e financeiro da medida está em cerca de R$ 78 milhões por ano. Como a medida vale apenas para servidores ativos, não será incorporada a aposentados e pensionistas. Servidores comissionados não serão impactados porque não estão nos quadros próprios do Estado.

O governador defende que a atividade do servidor público é extremamente desgastante e muitas vezes exercida longe da residência, o que impede que consigam reduzir seus custos com alimentação própria. A medida também universaliza um benefício que já existe para integrantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público.

“Desde o começo do ano estamos implementando reformas na administração estadual, com enxugamento e modernização da máquina, e um desses pilares é a valorização profissional. Esse pacote auxilia o servidor da ativa com o dia a dia da rotina. É um benefício que se estende aos profissionais da saúde, como reconhecimento por todo esforço na pandemia, e todos que são ligados à estrutura do Poder Executivo”, afirmou o governador.

São 6,7 mil servidores no QPSS, segundo a Secretaria de Administração e da Previdência. Esse quadro é composto pelos cargos de promotor de saúde profissional, promotor de saúde de execução e promotor de saúde fundamental. A carga horária é de 40 horas semanais.

São outros 4 mil no QPPE, que é composto pelos cargos de agente de apoio, agente de execução, agente de aviação, agente profissional, agente fazendário estadual A, agente fazendário estadual B e agente fazendário estadual C. A carga horária também é de 40 horas semanais. Os 2,6 mil agentes penitenciários e 919 agentes socioeducacionais (partes do QPPE) que já recebem auxílio-alimentação continuarão com o benefício.

Os cargos do QPPE estão lotados em diversas estruturas do Estado. Além das secretarias, ocupam vagas na Adapar, Junta Comercial, Comec, Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), IDR-Paraná, etc.

Fonte/Foto: AEN

Terça-feira é dia de palestra sobre Liderança e Inteligência Emocional para mulheres

Nesta terça-feira (29), às 19h30, no Auditório da Unipar, acontece a palestra “Liderança e Inteligência Emocional”, com a consultora Alessandra Serra. O evento faz parte do Circuito Inteiras para Liderar, do Sebrae, que abordará sobre a autoridade feminina. Todas as mulheres estão convidadas, independente da sua ocupação ou profissão.

A participação é gratuita, porém com número de público limitado à capacidade do espaço. Para garantir a vaga, é preciso preencher o formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxDeIU6Qt_ZBuWoQ7iu8owfCG1xcHIGYVVpYd0IXHVFk0ZLA/viewform. Esta é a última palestra da programação especial do mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, desenvolvida pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Casa do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, ACIC Mulher, Unipar e Facec.

Fonte/Foto: ACPM

Agências do Trabalhador estão com 9.961 vagas de emprego com carteira assinada disponíveis

A semana começa com 9.961 vagas de emprego nas 216 Agências do Trabalhador do Paraná e nos 183 Postos Avançados da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. A indústria é o setor que mais está recrutando, com 2.714 oportunidades para auxiliar de linha de produção. O agronegócio também está contratando, com vagas para abatedor de aves, abatedor de porcos e auxiliar da produção no campo.

As agências de Curitiba e Região Metropolitana estão com 1.619 vagas abertas. A maior parte das oportunidades é para operador de telemarketing: 301 empregos. O setor Master Job Paraná, que oferece empregos para trabalhadores com curso superior, técnico e tecnólogo e estágios para estudantes de curso superior, tem 33 vagas abertas.

Entre as regionais do Interior, Toledo é a que oferece mais oportunidades, com 1.799 empregos. Destas, 892 são para auxiliar de linha de produção e 160 para abatedor de aves. Cascavel tem 1.120 vagas, sendo que as principais são para auxiliar de linha de produção (289) e açougueiro (80).

Em Maringá, há chances para soldador e magarefe entre as 411 vagas abertas. Na região de Ponta Grossa, há oportunidades para repositor de mercadorias e montador de estruturas metálicas. No Noroeste, Umuarama e Paranavaí concentram vagas para a indústria e o setor de construção civil.

No Norte, são 566 vagas para Londrina (294 para a indústria) e 140 para Ibaiti (entre elas, recepcionista e trabalhador da saúde da família). No Sudoeste, são quase mil vagas para Francisco Beltrão e Pato Branco.

Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é para que o atendimento seja feito com horário marcado. Os interessados devem fazer o agendamento pelo site da Secretaria.

Confira as principais vagas por região AQUI .

Fonte/Foto: AEN