Abril terá temperaturas acima da média em grande parte do país

Fonte/Foto: AGbr

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena parte do Nordeste terão um mês de abril com temperaturas acima da média, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessas regiões, as chuvas também serão mais escassas para o período, mantendo a tendência do que ocorreu durante o verão, encerrado no último dia 20 de março.

Segundo o balanço da estação, apesar da influência do fenômeno La Niña, esse foi o sexto verão mais quente do país desde 1961. As chuvas ultrapassaram a média histórica na faixa norte do país, mas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e em parte da Região Sul, as precipitações foram predominantemente abaixo da média.

“Os volumes apresentados não foram suficientes para recuperar o estoque hídrico do solo, maltratado pelas últimas secas e incêndios florestais que têm atingindo com mais frequência os biomas Amazônia, Cerrado e o Pantanal nos últimos dois anos”, destaca nota divulgada pelo Inmet.

Temperaturas

As previsões para abril indicam também que o centro-sul do país e áreas pontuais no Nordeste devem atravessar o mês com temperaturas acima de 24°C. Já outras áreas no Nordeste e toda a Região Norte deverão registrar temperaturas dentro da média histórica para o período, com termômetros marcando entre 26º e 28º.

Para o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste haverá chuvas mal distribuídas, com tendência de volumes mais concentradas no leste do Sudeste. Na Região Sul, a seca deverá ser percebida principalmente no extremo-sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Em outras áreas, as chuvas acima da média podem ajudar na recuperação do solo.

Outono

Para a temporada de outono – iniciado em 20 de março para terminar em 20 de junho – a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, destaca que as chuvas ainda persistirão somente na faixa norte do país, mas o mesmo não será observado na parte central brasileira.

“A tendência é de redução das chuvas à medida que a gente vai para meados e fim do outono, que é o estabelecimento do período seco. Na Região Sul teremos um pouco de irregularidade em abril, mas poderemos ter o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, principalmente, a partir de maio”, acrescentou.

Em termos de temperatura, a previsão para outono é de termômetros acima da média no centro-sul do país, com algumas entradas de massa de ar frio a partir de abril. “Isso pode provocar temperaturas mais amenas, principalmente em regiões mais elevadas e até mesmo ocorrência de geadas, em especial nas áreas mais elevadas da Região Sul. Por enquanto, a gente não tem previsão de geada para a Região Sudeste, mas à medida que o outono vai se estabelecendo, é possível que ocorra também”, concluiu a meteorologista.

Atrações de alto nível e prestígio do público garantem sucesso da 10ª Semana Cultural

Assessoria

Com cerca de 20 atrações gratuitas, a 10ª edição da Semana Cultural trouxe conhecimento, diversão e alegria para públicos de diferentes faixas etárias e preferências. A programação, que teve início na segunda-feira (24) e finalizou no domingo (30), foi itinerante, contemplando a Vila Rural Nossa Terra (Vidigal); a Praça José Poncetti (Residencial Bem Viver); a Praça Osvaldo Alves de Moraes (Conjunto Beatriz Guimarães); o Centro Cultural; o Campus da UEM Cianorte; o Ecomuseu do Cinturão Verde; e a Praça da República. Esta última ganhou a tradicional decoração de guarda-chuvas.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura contou com números de música, dança, teatro, oficinas e exposição de telas. Destaque para o show do Legião Urbana Cover do Brasil, que reuniu o maior público da 10ª Semana Cultural, na noite de sábado (29). O encerramento da programação foi com o show instrumental Sunday Music, que animou os presentes com hits internacionais, seguido pelo PrefFlix, que exibiu o filme “Divertidamente”.

“Nossa gratidão aos artistas, parceiros e ao público, que fizeram das atividades um sucesso”, destacou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro. “Quem esteve na Semana Cultural certamente experimentou momentos de descontração, arte e lazer. Foram dias em que pudemos enaltecer o talento e a criatividade cianortense, aprender coisas novas e interagir com outras pessoas”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

 

Engenheiros e arquitetos visitam igreja histórica de Cianorte para restauração

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: PMC

A réplica da primeira Igreja Católica de Cianorte, um dos bens históricos mais simbólicos do município, será completamente restaurada e revitalizada. Na última semana, os engenheiros e arquitetos responsáveis estiveram visitando o local.

Segundo um vídeo divulgado na página da Prefeitura de Cianorte, o projeto foi doado pela Companhia Melhoramentos e aprovado em reunião com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).

A ideia é devolver à igreja suas características originais, incluindo a cor amarela e o uso da madeira de peroba — mesmo material utilizado na construção inicial em 1956.

A visita dos profissionais foi comemorada pelo secretário de cultura do município, Evandro Castro, que destacou o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, que doou as madeiras de peroba alocadas pela secretaria. A iniciativa marca um passo importante na preservação da memória local.

“Eu, como conselheira, estou muito feliz e acredito que todo o município também vai ficar muito feliz com o planejamento que a gente tem feito na recuperação e no restauro da nossa igreja.”, destacou Ana Paula, conselheira do Compac.

Projeto da obra – Reprodução Companhia Melhoramentos

O engenheiro civil Leonardo, responsável técnico pela obra, explicou que a restauração seguirá o modelo original da primeira igreja de Cianorte.

“A igreja voltará a ter a forma e a cor que possuía em sua primeira versão, além de um novo paisagismo ao redor da quadra onde está localizada”, disse.

Berço da fé em uma cidade jovem

Cianorte foi fundada em 26 de julho de 1953 e se tornou município apenas dois anos depois, em 1955. Com poucos habitantes à época, os primeiros moradores logo sentiram a necessidade de um espaço para as celebrações religiosas.

Ainda em março de 1956, começou a construção da capela, que mesmo inacabada recebeu sua primeira missa durante a Páscoa daquele ano. A inauguração oficial aconteceu entre os dias 19 e 27 de maio, com uma grande quermesse. Já a missa campal de inauguração foi realizada em 26 de julho de 1956.

Futuro: um museu de arte sacra

A restauração da igreja não é apenas um resgate histórico. Ela abrigará, em breve, o primeiro Museu de Arte Sacra de Cianorte. Um espaço dedicado à preservação da memória religiosa da cidade e de sua gente, um marco que une passado, presente e futuro em torno da fé e da cultura

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Fonte/Foto: AGbr

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.

Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.

Caso o consumidor encontre irregularidades, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncia diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.

A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.

Cianorte Futsal estreia com empate fora de casa contra Londrina

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: Divulgação

O Guibon Foods/Cianorte Futsal iniciou sua jornada no Campeonato Paranaense Série Ouro com um empate fora de casa. Jogando no Ginásio Moringão, neste sábado (30), a equipe feminina ficou no 2 a 2 contra o time de Londrina, em uma partida equilibrada e com boas chances para ambos os lados.

As garotas de Cianorte demonstraram entrosamento e intensidade, fruto da preparação intensa realizada nas últimas semanas. A equipe buscava começar a competição com vitória, mas somar um empate diante de um adversário tradicional, já é considerado um bom resultado para a estreia.

Agora, o Cianorte Futsal Feminino volta suas atenções para o próximo compromisso, que será em casa, contra o ADTB. A data do confronto ainda será definida.

Polícia Militar localiza estufa com 415 pés de maconha em Campo Largo

Fonte: AEN – Foto: PMPR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da Rondas Ostensivas Táctico Móvel – ROTAM, localizou na sexta-feira (28) uma estufa com 415 pés de maconha em uma casa no bairro Ferraria, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação ocorreu após o levantamento de informações da Polícia Federal em conjunto com a PM.

Chegando ao endereço, a equipe constatou um forte cheiro de maconha vindo da casa e, pela janela, viram os pés da planta. Outras drogas foram apreendidas em pequena quantidade. Forma encontradas 490 gramas de morruga, 5 gramas de cogumelos e 24 gramas de MDMA.

Motocicleta com mais de 4 mil reais em débitos é apreendida em Cianorte

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: PM

Na tarde desta terça-feira (25), por volta das 14h40min, uma equipe policial militar realizava patrulhamento pela Avenida Souza Naves, em Cianorte, quando avistou uma motocicleta com o emplacamento não visível. A equipe optou pela abordagem, que foi prontamente atendida pelo condutor, um jovem de 24 anos. Durante a revista pessoal e no veículo, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, ao consultar o sistema, foi verificado que a motocicleta Honda CG 150 Titan possuía débito de licenciamento, além de acumular R$ 4.782,32 em infrações de trânsito.

Diante dos fatos, a motocicleta foi recolhida ao pátio da 5ª CIPM, e as devidas notificações foram emitidas.

População pode informar venda de cigarros eletrônicos por meio do Disque-Denúncia 181

Fonte: AEN – Foto: SESP

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) implementou uma nova funcionalidade no Disque-Denúncia 181. Atendendo a uma solicitação do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), agora o serviço permite que a população registre denúncias anônimas sobre a venda irregular de cigarros eletrônicos, prática que permanece proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o objetivo de agilizar e tornar mais eficaz o combate a esse comércio ilegal, a nova atualização visa facilitar o processo de denúncia. “O Disque-Denúncia 181 garante o anonimato. É possível denunciar via site (AQUI) ou telefone e colaborar com a sociedade e com as forças policiais sem qualquer risco, você nunca será identificado”, afirmou o coordenador do Disque-Denúncia 181, coronel Walter Aguiar.

Apesar da proibição, o comércio de cigarros eletrônicos continua sendo praticado em diversos estabelecimentos.

“O uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens, tem crescido de forma alarmante. Essa medida busca fortalecer o enfrentamento ao comércio irregular desses dispositivos e garantir que a legislação seja cumprida”, afirmou o delegado de polícia e coordenador do CEPSD, Renato Figueiroa.

GRUPO DE TRABALHO – Recentemente a Secretaria da Segurança Pública do Paraná criou um grupo de trabalho intersetorial para prevenir e fortalecer a fiscalização, promover a segurança e a conscientização dos jovens sobre o uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) em instituições de ensino público.

O objetivo é estabelecer um fluxo de procedimento para lidar com adolescentes flagrados utilizando esses dispositivos e definir a destinação correta dos produtos apreendidos, cuja comercialização é proibida no Brasil.

DENÚNCIAS – A SESP reforça a importância da colaboração da sociedade no combate à venda ilegal de cigarros eletrônicos, contribuindo para a proteção da saúde pública.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima no site www.181.pr.gov.br ou diretamente AQUI, além do telefone 181.

Aulão de yoga encerra programação do Mês da Mulher DIRETRAN 26/03/2025

Assessoria

Encerrando a programação do Mês da Mulher, foi realizado, na noite dessa terça-feira (25), na Praça da República (em frente ao Paço Municipal), o aulão de yoga. Gratuita, a ocasião teve como instrutor Vitor Lanaro, que explicou sobre a prática e ensinou alguns movimentos.

“Nossos agradecimentos ao instrutor e a todas que participaram do aulão. A yoga pode ser uma ferramenta poderosa para as mulheres, ajudando a melhorar a saúde física e emocional, a flexibilidade, reduzir o estresse e ansiedade, e fortalecer a autoestima”, destacou a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Stephanie Piveta Azevedo.

Drone reforça trabalhos de combate à dengue em Cianorte

Assessoria

O combate à dengue de Cianorte ganhou um reforço. A partir dessa terça-feira (25), os agentes de endemias passam a contar com o trabalho de um drone, que ajudará a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, em locais onde não seja permitida qualquer visualização na forma usual.

Conforme a recém-criada Lei nº 5.709, de 07 de março de 2025, que disciplina o uso do equipamento na Administração Municipal, o dispositivo deverá ser utilizado em terrenos com difícil acesso aos servidores e empregados públicos; terrenos em aclives e declives acentuados, que impossibilitam ou dificultam o pleno acesso dos agentes; terrenos com frente murada; áreas comerciais de difícil acesso externo; imóveis abandonados, em ruínas e com sinais evidentes de desuso; imóveis sem moradores, incluindo-se imóveis para locação e para venda; e sob a recusa de entrada dos servidores e empregados públicos por parte dos proprietários do imóvel.

Caso o drone localize criadouros do mosquito, o proprietário do imóvel será identificado e intimado a realizar as adequações necessárias para a eliminação deste. O não cumprimento da notificação acarretará em multa. A Divisão de Vigilância em Saúde também poderá utilizar o equipamento nas ações de fiscalização das áreas em que não for possível verificar visualmente atividades irregulares que possam representar risco à saúde humana e/ou ambiental.

“Este é mais um exemplo da tecnologia facilitando o trabalho humano. Nossas equipes enfrentam dificuldades para acessar calhas, telhados, imóveis vazios, entre outros, que podem ser fiscalizados em poucos minutos, com um drone, que ainda fornece imagens em alta resolução, tornando nosso trabalho mais eficiente”, ressaltou o supervisor do Programa de Combate às Endemias, Paulo Henrique Zago.

“Estamos em alerta, uma vez que o número de notificações de casos suspeitos e confirmados de dengue tem crescido nos últimos dias. Só trabalhando preventivamente, eliminando os focos do Aedes aegypti, conseguiremos amenizar o impacto dessa doença em nosso município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa. O segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 será realizado na próxima semana (de 31 de março a 04 de abril).