Um homem morre e outro fica gravemente ferido em colisão com carreta na PR-323

Um motociclista morreu na hora. Ele foi arrastado pela carreta, pois sua moto ficou presa embaixo do caminhão.

O outro motociclista é Alexandre Longo, que tem cerca de 40 anos e é funcionário da Baterax. A vítima foi socorrida por equipes do Samu e Corpo de Bombeiros. Na sequência foi encaminhado em estado considerado grave para o hospital Cemil (plantão), pelo Samu. Ele estava com uma fratura exposta.

Informações preliminares são de que o caminhoneiro trafegava pela estrada Bonfim e no trevo do parque de exposições, quando acessava a PR-323, teria entrado na contramão.

O motorista relatou que teve problemas com os freios. Disse ainda que tentou jogar o caminhão para o lado, porém não conseguiu desviar dos motociclistas que vinham de frente. O condutor prestou depoimento à Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Oeste, que esteve no local, e está bastante abalado com a situação. Seu nome não foi informado.

O Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama foi acionado para recolher a vítima fatal.

Homem fica em estado grave após bater carro em caçamba de entulhos em Cianorte

A colisão foi por volta das 23h30 na Av. Rondônia nas proximidades do cemitério municipal. O veículo ficou com a frente destruída.

As informações eram de que na noite desta quinta feira (28) o condutor do Volkswagen Gol, transitava pela avenida sentido ao ginásio de esportes e ao chegar próximo ao cruzamento com a Av. Rio Grande do Norte o homem de 26 anos perdeu o controle do gol vindo a colidir contra uma caçamba de entulhos que estava às margens da via.

O impacto foi tão forte, que mesmo a caçamba estar cheia com entulhos foi arrastada com a pancada.

Dois socorristas da reserva do Corpo de Bombeiros que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros até a chegada da equipe.

A vítima estava consciente porem desorientada e tinha suspeita de trauma de tórax e permanecia ainda dentro do carro quando as equipes de socorro chegaram.

Ele foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros alem da unidade básica do SAMU que o conduziu até a Santa Casa para uma avaliação médica.

Fonte/Fotos: 5ª CIPM de Cianorte

PREFEITURA E ACIC RENOVAM CONVÊNIO PARA MANUTENÇÃO DA JUNTA COMERCIAL

Serviço imprescindível para constituir uma pessoa jurídica, a Agência Local da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR) é mantida graças a um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC) com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania que, juntas, arcam com as despesas e proporcionam as condições técnicas de funcionamento. O acordo foi renovado na tarde da última quarta-feira (27), quando o prefeito Bongiorno assinou o Aditivo ao Termo de Cooperação, juntamente com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Wanderley Fernandes e a gerente administrativa da ACIC, Cristiane Girardi.

“A Junta Comercial é de suma importância para os empreendedores de Cianorte e região, pois é o órgão que proporciona existência legal às empresas, para que possam exercer seus direitos e obrigações. Por isso, unimos forças para mantê-la em atendimento aos cidadãos”, afirmou o prefeito Bongiorno. Atualmente, além de Cianorte, a Agência Regional serve aos municípios de Terra Boa, Jussara, Tuneiras do Oeste, Tapejara, Japurá, São Tomé, Rondon, Indianópolis, Cidade Gaúcha, São Manoel do Paraná, Guaporema, Tapira e Nova Olímpia.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)

Flavio Bolsonaro quer reduzir maioridade penal de alguns crimes para 14 anos

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) quer modificar a Constituição para reduzir para 14 anos a maioridade penal para determinados tipos de crime.

A proposta do filho do presidente Jair Bolsonaro com apoio de outros 32 senadores de 11 partidos é mais dura que aquela aprovada na Câmara em 2015 e que está parada no Senado desde então.

Atualmente, a Constituição diz que os menores de 18 anos são “plenamente inimputáveis”, ou seja, não são responsáveis penalmente pelos atos praticados.

O texto aprovado pela Câmara em 2015 faz uma ressalva aos maiores de 16 anos que cometerem crimes hediondos, homicídio doloso (com intenção de matar) e lesão corporal seguida de morte.

No entanto, o cumprimento da pena deve ocorrer em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores de 16.

Pela PEC de Flávio, a maioridade penal é reduzida, de forma geral, para 16 anos, mas será de 14 anos para crimes hediondos, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo, organização criminosa, associação criminosa e “outros definidos em lei”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, chegou a ser indagado genericamente sobre redução de maioridade penal ao participar de uma audiência pública no Senado nesta quarta-feira (27).

Moro disse aos senadores que esta questão não está sendo discutida em sua pasta e que, pessoalmente, concorda com a redução para 16 anos em casos de maior gravidade.

“Acho que, para crimes graves, poder-se-ia reduzir a idade para 16 anos ou se poderia pensar, como alternativa, em ampliar o período de internação na legislação ordinária atual. Acho que essa é uma questão que tem de ser construída e debatida juntamente com o Congresso, mas é uma questão presente e as pessoas, em geral, reclamam por um posicionamento do governo e do Congresso”, afirmou.

Na proposta apresentada nesta terça-feira (26), Flávio argumenta que “a maior renovação da história do Senado Federal conclama aos novos parlamentares a oportunidade de analisarem a necessidade de mudanças significativas junto à sociedade, mormente em razão do inquestionável reflexo obtido nas urnas que culminou na vontade soberana do povo por congressistas alinhados a pautas de cunho conservador”.

FOLHAPRESS

Após abordar usuário polícia prende homem acusado de tráfico em Cianorte

Na manha desta quarta-feira (27), a equipe estava em patrulhamento pela rua beija flor quando no cruzamento com a rua bicudo avistou uma motocicleta CG de cor vermelha estacionada na frente da residência que já e conhecida pela equipe policial e também por diversas denuncias via 190, como sendo ponto de venda de drogas.

Diante dos fatos a equipe realizou diligencias nas proximidades  e visualizou o indivíduo de camiseta preta e calça jeans saindo da referida residência. A equipe logrou êxito em abordar o indivíduo da motocicleta na Av. Coruja esquina com a Rua Rouxinol. Em busca pessoal foi localizado dentro da cueca dele, na parte frontal uma porção de substancia análoga a maconha pesando 12 gramas.

Indagado o mesmo de onde teria adquirido o ilícito o mesmo relatou que comprou de um rapaz.

Diante das informações foi dado voz de prisão a ele e em ato continuo a equipe deslocou ate a residência onde logrou êxito em abordar o acusado juntamente com outro homem dentro do seu veiculo Fiat Uno, durante a revista no interior do veiculo foi localizado a quantia de R$ 28,50 em cima do painel.

Durante as buscas na residência foi localizado em cima do armário da cozinha 5 porções de substancia análoga a maconha pesando 71 gramas já fracionadas prontas para a comercialização, e no quarto dele dentro do guarda roupas foi localizado uma agenda contendo algumas anotações referente ao trafico de drogas.

Diante dos fatos, os dois indivíduos juntamente com o entorpecente e demais objetos apreendidos foram encaminhados a 21 SDP de Cianorte para as providencias cabíveis, e o veiculo encaminhado a sede da 5ª CIPM por constar débitos e por ele não possuir carteira nacional de habilitação e a motocicleta foi liberada ao proprietário.

Fonte/Fotos: 5ª CIPM de Cianorte

PREFEITO BONGIORNO NOMEIA GLAUCILENE ÁGUILA PORCEL COMO PROCURADORA JURÍDICA

Servidora de carreira na Prefeitura de Cianorte, a nova procuradora jurídica, Dra. Glaucilene Águila Porcel, foi nomeada nesta quarta-feira (27). A escolha aconteceu após o pedido de exoneração feito pelo então procurador, Dr. Agnaldo Juarez Damasceno. Ela é formada em Direito desde o ano de 1996, com pós-graduação em Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito de Família e Escola da Magistratura do Paraná.

Casada, e mãe de uma filha, Glauci, como é popularmente conhecida, há 30 anos ocupa função pública e, agora, irá responder cumulativamente pelas atividades de chefe de Gabinete, que ocupa há 12 anos, e de procuradora jurídica, sem receber proventos adicionais. “É uma honra ter sido convidada pelo prefeito Bongiorno para ocupar uma função tão importante no município. Tenho paixão pelo Direito, e me esforçarei muito para corresponder a confiança, que em mim foi depositada”, comentou a procuradora jurídica, Dra. Glaucilene Águila Porcel. “Temos advogados do mais alto gabarito em nossa equipe e, juntos, estaremos buscando excelência nessa nova missão”, concluiu.

“A Glauci é uma pessoa de minha extrema confiança. Sua competência já está mais do que comprovada ao longo desses 30 anos de vida pública. Fico muito feliz por ela ter aceito meu convite, pois sei que, juntamente com os demais advogados, irá realizar um ótimo trabalho, sem deixar é claro, das suas atividades rotineiras de chefe de Gabinete”, pontuou o prefeito Bongiorno. “Com essa ação, além de colocar uma pessoa que tem um vasto conhecimento, também vamos conseguir fazer economia, pois, mesmo acumulando duas funções, não irá receber ganhos adicionais”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Jornalista Rafael Henzel morre vítima de infarto

O jornalista Rafael Henzel, de 45 anos, sobrevivente da queda do avião da equipe da Chapecoense em novembro de 2016, na Colômbia, morreu nesta terça-feira (26). Ele foi vítima de um infarto.

De acordo com as primeiras informações, ele passou mal durante uma partida de futebol em Chapecó e chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

Sobrevivente

Henzel foi um dos seis sobreviventes da tragédia com o avião da Lamia que matou 71 pessoas.Além dele, escaparam com vida os jogadores brasileiros Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann.

Mulheres são presas pela PM após furtarem mais de R$ 1 mil em roupas

Duas mulheres de 25 e 37 anos de idade foram presas pela Polícia Militar (PM) na tarde desta terça‐feira (26) em Campo Mourão, após furtarem aproximadamente R$ 1.050,00 em roupas na “Lojas Riolar”, localizada na avenida Capitão Índio Bandeira, área central da cidade.

Funcionárias da loja suspeitaram do comportamento das duas e acionaram a Polícia Militar que as localizaram ainda na área central da cidade. Durante a abordagem, a polícia encontrou várias peças de roupas com a dupla.

Diante da situação, ambas receberam voz de prisão, sendo encaminhadas à delegacia de Polícia Civil para procedimentos cabíveis. De acordo com informações, elas são suspeitas de
outros furtos a outros estabelecimentos no município.

Foto/Fonte: Tribuna do Interior 

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE SOBE PARA 57 EM CIANORTE

Há uma semana, a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus da dengue na Capital do Vestuário era de 20 pessoas. Já nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que o número de casos confirmados da doença subiu para 57. Um aumento de 185% que eleva o risco de epidemia no município, sendo que algumas localidades, considerando a população do bairro com o índice, já estão em situação de surto, como o Setor 03 (Vila Operária), com 18 casos, e a Vila Sete, com 14. Diariamente, abrangendo as demandas da UPA, hospitais, UBSs e outros órgãos, o Município tem realizado uma média de 20 testes rápidos para dengue.

Diante disso, a Prefeitura reforça o pedido de ajuda da população. “As condições climáticas, de chuva com calor, somadas ao descuido dos moradores com suas residências, são totalmente propícias ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, à disseminação da doença. Por isso, orientamos para que cada um, em seu lar, tome as devidas providências para eliminar qualquer recipiente capaz de acumular água, com atenção especial para os quintais, calhas e ralos, além de se certificar que a caixa d´água está vedada corretamente”, alerta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

O bloqueio mecânico, que é a verificação, identificação e eliminação de focos, e a aplicação do inseticida a UBV Costal continuam sendo realizados nas áreas de moradia e trabalho das pessoas infectadas, como medida de contenção. “No entanto, por mais que o Poder Público invista nesta luta, a população tem papel fundamental, visto que mais de 80% dos criadouros estão dentro das residências. Por isso, não espere a visita do agente, faça sua parte. A dengue é uma doença que pode matar”, reitera Heloisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)

Temer deixa a prisão no Rio

O ex-presidente Michel Temer deixou às 18h40 a sede da Polícia Federal no Rio onde estava preso desde quinta, 21, alvo da Operação Descontaminação. O emedebista, que estava em uma cela de 46 metros com ar condicionado e TV, foi solto nesta segunda, 25, por decisão do desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Além de Temer e Moreira, o desembargador também mandou soltar João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, homem forte do ex-presidente, sua mulher, Maria Rita Fratezi, seu sócio Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, e o empresário Vanderlei de Natale, dono da Construbase. Na sexta-feira, 22, o magistrado havia enviado o pedido de habeas do emedebista para a 1ª Turma do TRF-2, para que fosse julgado na quarta, 27. Após a decisão, o julgamento saiu da pauta.

O inquérito que levou Temer, Lima e o ex-ministro Moreira Franco à cadeia da Lava Jato está relacionado às investigações que miram desvios em obras da Usina Angra III, da estatal Eletronuclear. De acordo com os investigadores, o Coronel Lima teria intermediado o pagamento de R$ 1 milhão em propinas da Engevix no final de 2014. A força-tarefa sustenta que o ex-presidente chefia um grupo criminoso há 40 anos, que chegou a arrecadar propinas de desvios de R$ 1,8 bilhão.