Sérgio Moro divulga lista dos criminosos mais procurados do Brasil

Nesta quinta-feira (30), o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou uma lista com os 26 criminosos mais procurados do Brasil.

De acordo com o ministro Sérgio Moro, a iniciativa faz parte das ações de combate ao crime organizado, e conta ainda com o apoio de agentes de segurança pública federais e estaduais.

“A análise seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional; rede de relacionamento; posição de liderança em organização criminosa violenta; capacidade financeira, entre outros”, afirma o ministério.

Confira a lista dos criminosos mais procurados do Brasil

Os criminosos procurados são indivíduos responsáveis por crimes graves e violentos, que possuem mandados de prisão em aberto e envolvimento com organizações criminosas.

“São indivíduos extremamente perigosos, com mandados de prisão, seja decorrente de condenação, seja decorrente de prisões cautelares.Alguns deles, não se exclui a possibilidade, estão foragidos no exterior, e a divulgação dessa lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados e os mandados de prisão sejam cumpridos”,  disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na divulgação da lista.

 A lista está disponível no site do ministério e será atualizada mensalmente.

FONTE: RIC MAIS

FOTO: DIVULGAÇÃO/MJS

Adapar alerta para focos de raiva em animais no Noroeste

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) alerta para a confirmação, este mês, de dois focos de raiva em bovinos nos municípios de Porto Rico e Tapira, na região Noroeste do Estado. Os animais morreram após apresentar os sinais neurológicos da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde foi comunicada imediatamente após a confirmação dos focos para monitorar as pessoas que tiveram contato com os animais.

Essa região ainda não tinha abrigos cadastrados de morcego no órgão de defesa agropecuária. A distância entre os focos é de 55 quilômetros e ambos estão próximos a rios.

A Adapar desenvolve atividades de vigilância nas 764 propriedades rurais dessa zona de proteção, onde estão cerca de 82 mil bovinos. Em 2019, nessa região foram detectados focos em Planaltina do Paraná, Querência do Norte e Santa Mônica.

O supervisor da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Paranavaí, Carlos Vieira da Costa Júnior, afirmou que todo o rebanho num raio de 12 quilômetros deve ser vacinado e, 30 dias após, deve ser dada uma dose de reforço. A vacina é adquirida em lojas de produtos veterinários.

PERIGO – A raiva é uma doença endêmica na América do Sul. A morte é inevitável para animais e humanos em praticamente todos os casos de comprovação da enfermidade. Ela é transmitida pelo morcego hematófago (que se alimenta de sangue), seu principal hospedeiro. Por isso, é recomendado notificar a Adapar em caso de animais com sinais neurológicos e fazer a vacinação, forma mais eficaz de prevenir essa doença viral.

Entre os sintomas mais visíveis estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte, que ocorre em até 10 dias. É importante ainda comunicar o órgão sobre a presença de supostos abrigos de morcegos, para que sejam cadastrados e monitorados periodicamente.

FONTE/FOTO: AEN

Cianorte FC vira sobre o Athlético-PR em casa e sobe na tabela do PR-20

O Leão do Vale recebeu no Albino Tubay o Athlético Paranaense, nesta quinta-feira (30), pela quarta (4ª) rodada do Campeonato Paranaense 2020.

Com um segundo tempo arrasador, os comandados de João Burse voltaram do intervalo inspirados e viraram a partida sobre o atual líder e, até então, invictos na competição.

Danilo Boza abriu o placar para o Athletico no primeiro tempo, enquanto Rodrigo Alves (duas vezes) e Buba viraram para o Cianorte na etapa final.

O Leão subiu para a quinta posição com sete pontos ganhos com a vitória. Já o Athletico segue na liderança, empatado com nove pontos com o FC Cascavel, mas com a vantagem nos gols marcados (5 a 3).

O JOGO

A primeira etapa não teve grandes emoções, com os dois times tentando manter a posse de bola. O único perigo do time da casa foi um chute de Eduardo que obrigou Anderson a fazer boa defesa.

Dessa forma, a saída rubro-negra foi a bola parada, aos 32″. Denner bateu escanteio, Elias Carioca escorou e Danilo Boza, perto da linha do gol, apenas mandou para as redes. Breno Lopes, no fim, quase ampliou.

Na volta do intervalo, João Burse sacudiu os atletas e o resultado veio aos 10″. Rodrigo Alves (Pelézinho) recebeu nas costas da zaga, Anderson saiu mal e o camisa 7 do Leão passou por ele para marcar o gol. A virada demorou nove (09) minutos. França foi derrubado por Jáderson na área e a arbitragem marcou pênalti. Rodrigo Alves (Pelézinho) cobrou e marcou o segundo, o gol da virada. No minuto seguinte foi a vez de Buba receber, em posição legal, atrás da defesa e chutar na saída do goleiro do Athlético.

PRÓXIMO JOGO

O Cianorte viaja para Ponta Grossa neste sábado (01), onde encara o Operário no domingo (02), no Estádio Germano Krüger, às 16h.

Fonte/Foto: Site Oficial Cianorte FC

Boletim coronavírus: número de mortos subiu para 170 nesta quinta-feira (30)

Na manhã desta quinta-feira (30), o boletim do coronavírus informou que o número de mortos pelo 2019-nCoV subiu para 170 pessoas. Além disso, há 7.711 casos confirmados, e 128 pacientes seguem em recuperação.

Os casos de coronavírus já chegaram em 31 províncias da China. Conforme o governo,  Hubei segue sendo a área mais afetada com 4.586 casos e 162 mortes.

Em outros países, pelo menos 75 casos foram confirmados, incluindo oito nações asiáticas, França, Alemanha e Finlândia, que reportaram um total de dez casos.

Os Estados Unidos e o Canadá notificaram sete casos.

Na quarta-feira (29), os Emirados Árabes anunciaram a confirmação de quatro casos de contaminação pelo coronavírus.

Fonte: Ric Mais

Foto:

95 mil paranaenses conseguiram emprego pelas Agências do Trabalhador

O Paraná encerrou 2019 como um dos quatro estados que mais geraram emprego no País, e as Agências do Trabalhador foram fundamentais para este resultado: o número de paranaenses colocados no mercado de trabalho por meio delas chegou a 95.955.

A Agência do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em Curitiba foi a que mais colocou trabalhadores em novos empregos no ano passado: 7.819. Depois, vêm as de Cascavel (4.518) e de São José dos Pinhais (2.655). O Paraná tem uma rede com 216 postos de atendimento da Agência do Trabalhador – a maior do país, presente em mais de 50% dos municípios.

“É um número excelente: do total de trabalhadores admitidos no mercado formal paranaense, em torno de 8% foram intermediados por meio de uma agência do trabalhador do estado. É o melhor resultado do país”, analisa a economista Suelen Gliski, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

O resultado é fruto de uma nova política adotada pelo Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho a partir de 2019, por orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost. “Mais dinamismo no atendimento e uma aproximação com a iniciativa privada agilizaram o preenchimento das vagas abertas em todo o estado”, afirma Leprevost.

Para facilitar o processo de seleção, a Agência do Trabalhador de Curitiba, inclusive, cede espaços dentro de suas instalações a empresas parceiras para que os processos seletivos sejam realizados no local, agilizando as contratações. “Buscamos as empresas que mais costumam abrir vagas para auxiliar a encontrar os trabalhadores no perfil desejado”, explica Leprevost.

PARCERIAS – Dentre elas, por exemplo, está a rede de supermercados Condor. “Temos uma parceria muito grande com a Agência do Trabalhador de Curitiba, que nos traz muito resultado. Para se ter uma ideia, contratamos 4 mil a 5 mil colaboradores em 2019, e grande parte dessas contratações foram feitas via agência”, explica Charmoniks Maria da Graça Heuer, gestora de Recursos Humanos da rede de supermercados. Ela destaca que a empresa utiliza até uma sala dentro da Agência do Trabalhador de Curitiba, fornecida pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, para poder acelerar o recrutamento e seleção das pessoas.

“Quando contratamos pela Agência do Trabalhador, ajudamos a sociedade de várias formas, pois há dentre os candidatos pessoas em situação de vulnerabilidade e casos de primeiro emprego, por exemplo. Outra vantagem de contratar pela Agência é que esses candidatos já passam por uma pré-análise, o que facilita a seleção. A Agência do Trabalhador para nós é uma referência”, finaliza Charmoniks.

“Nossa parceria com a Agência do Trabalhador tem sido fundamental e de extrema importância para criar um canal direto entre os candidatos e nossas vagas de emprego disponíveis”, diz Gisele Rodrigues, coordenadora de Gente da BTCC Conexão Cliente, empresa do Grupo Oi.

Municípios com mais colocações por meio das Agências do Trabalhador:
Curitiba – 7.819
Cascavel – 4.518
São José dos Pinhais – 2.655
Medianeira – 2.555
Umuarama – 2.001
Toledo – 1.992
Rolândia – 1.624
Pinhais – 1.446
Box
Grandes empresas fecham parceria com Secretaria para recrutamento de pessoal

Além de Condor e Oi, outras grandes empresas firmaram parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para utilizar a seleção das Agências do Trabalhador do estado em seus processos de contratação de pessoal. É o caso da Klabin, que contratará para as ampliação da fábrica em Ortigueira, nos Campos Gerais. As contratações serão, preferencialmente, de moradores da própria região.
Também as Agências do Trabalhador dos municípios de Primeiro de Maio e de Sertaneja, na região Norte do estado, vão intermediar aproximadamente 400 vagas de emprego para o Hard Rock Hotel Ilha do Sol. Os trabalhadores serão selecionados para trabalhar no empreendimento após sua inauguração, prevista para ocorrer a partir de 2020 e 2021.
A gigante alimentícia Frimesa também utilizará a estrutura das Agências do Trabalhador para recrutamento e captação das 5 mil vagas de emprego que serão abertas em 2020 com a instalação de novas unidades frigoríficas no município de Assis Chateaubriand, Oeste paranaense. O mesmo ocorre com o Frigorífico Rainha da Paz, em Bocaiúva do Sul.

Fonte/Foto:

Obras de recuperação asfáltica avançam em diversas localidades

Com o objetivo de solucionar a necessidade de recuperação e manutenção de pavimentos, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e em parceria com o Cindepar, está realizando a aplicação do microreevestimento asfáltico com usina móvel em mais de 50 mil m² de ruas e avenidas em diversas localidades da cidade.

“O micropavimento é, indiscutivelmente, a melhor técnica na manutenção de pavimentos com vida útil extinta, respondendo muito bem aos problemas que enfrentamos em nossa cidade. Por isso, a Administração Municipal tem a certeza da execução de um asfalto de qualidade, que garante melhores condições à mobilidade da população”, destaca o prefeito Bongiorno.

Já foram executados trechos no Residencial Ilha Bela, no Jardim Santa Felicidade, na Zona 02 e Zona 01. Na próxima semana, os trabalhos devem continuar na Zona 02 e seguir para a Zona 03, percorrendo a Avenida Goiás (entre a Avenida América e a Avenida Piauí); a Avenida Paraíba (entre o trevo da PR-323 e a Avenida Amazonas); a Avenida Amazonas (entre a Avenida Paraíba e a Avenida Maranhão); e a Avenida América (entre a Avenida Goiás e a Avenida Santos Dumont); além da Zona 04 e Zona 06.

 

CUIDADOS – Antes da aplicação do microrrevestimento são providenciados diversos cuidados, como a poda dos galhos das árvores para a circulação da usina móvel; tapa-buracos em pontos localizados; a limpeza da via com a coleta dos galhos e folhas; assim como a lavagem do pavimento para retirada de pó e de sujeira. Além disso, no dia anterior à aplicação do material asfáltico, servidores da Diretoria de Trânsito passam avisando os moradores e solicitando que não deixem os veículos estacionados no dia seguinte, para facilitar a execução dos serviços. “Para isso, contamos com a colaboração e compreensão de todos, tanto dos moradores quanto dos transeuntes”, solicita o engenheiro responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, Nelson Junior Tanji.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Paraná descarta casos suspeitos de Coronavírus

O Paraná está vigilante e preparado para enfrentar o Coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informaram nesta quarta-feira (29) que exames clínicos e epidemiológicos descartaram a presença da doença no Estado até o momento.

Inicialmente houve uma suspeita de um tripulante de um navio procedente da China que desembarcou em Paranaguá. O caso foi logo descartado, sem nem sequer ter sido notificado ao Ministério da Saúde. Na última terça-feira, duas pessoas passaram a ser monitoradas em razão dos sintomas que apresentaram.

Um rapaz de 29 anos foi internado em um hospital privado de Curitiba com sintomas semelhantes aos causados pelo Coronavírus. Natural de Fortaleza (CE), ele estava na capital paranaense a negócios e buscou ajuda médica. Como havia passado pela China nas últimas semanas, teve o caso notificado. A presença do vírus foi descartada ainda na noite de terça, com diagnóstico de influenza B.

Outra situação investigada é de uma mulher de 23 anos, moradora de Curitiba, que retornou da China no dia 5 de janeiro. Ela também apresentou sintomas do Coronavírus procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital, onde relatou a viagem. Como medida de precaução, foi internada no Hospital de Clínicas.

Clinicamente, o caso também já foi descartado em razão do período de incubação e manifestação dos sintomas, que passa de 15 dias. Exames laboratoriais estão sendo realizados para que haja notificação oficial ao Ministério da Saúde.

“Não há motivo para alarme. A população pode ficar tranquila. O Paraná está atento e vigilante, com atenção redobrada para conter qualquer suspeita”, afirmou Beto Preto. “Atuamos mais por precaução. Somente quando há essa correlação de sintomas com a passagem pela China é que haverá a notificação, com exames complementares diagnosticando a doença”, ressaltou Beto Preto.

ATENÇÃO – O secretário explicou que o Estado reforçou a atenção para impedir a presença do vírus no Paraná. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da secretaria foi acionado e está à disposição 24 horas por dia. O grupo fará reuniões diárias para monitorar as suspeitas da doença.

Além disso, destacou o secretário nesta quarta-feira (28) durante entrevista coletiva na sede da secretaria em Curitiba, há um cuidado especial com os terminais de desembarque no Estado, como o Porto de Paranaguá e aeroportos. Nesses locais, a secretaria atua em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fazendo o controle dos passageiros.

Ele alertou que, como os sintomas do Coronavírus são parecidos com o de outras viroses como a gripe ou influenza, somente passam a ser considerados suspeitas as pessoas que estiveram na China ou tiveram contato com alguém que esteve naquele país nos últimos 15 dias que antecedem o aparecimento dos sintomas.

Beto Preto reforçou também que o Paraná não é considerado região em nível elevado de contaminação. “Neste momento não há nenhum motivo para preocupação”, afirmou.

NOTA INFORMATIVA – No último dia 24 de janeiro, foi emitida uma Nota Informativa com recomendações para que profissionais de Saúde adotem medidas preventivas, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

A Nota Informativa destaca que é prudente adotar os cuidados básicos de higiene para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas.

TRANSMISSÃO – Em humanos, o Novo Coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados. O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.

No caso de sintomas sugestivos de doença respiratória, as pessoas devem procurar atendimento médico e compartilhar o histórico de viagens. O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 16 dias.

SINTOMAS – Casos mais leves de infecção pelo Coronavírus podem parecer como uma gripe ou resfriado. São sinais comuns de infecção: febre, tosse e dificuldade resporatória. Casos mais graves podem evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

CUIDADOS – Secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak informou que as recomendações para prevenção e controle do vírus são muito semelhantes aos da gripe. Ela alertou para a necessidade de se lavar frequentemente as mãos; cobrir nariz e boa ao espirrar ou tossir; usar lenço descartável para higiene nasal; e manter os ambientes ventilados.

“Cuidados comuns que usamos no dia a dia. Lembrando que os postos de saúde da cidade estão à disposição da população para evitar qualquer dúvida, desmistificando qualquer fake news que por ventura pode ser espalhado”, ressaltou.

PRESENÇA – O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também participou do evento.

FONTE/FOTO: AEN

Correios iniciam entrega de boletos do IPTU 2020

Em Cianorte, nesta semana, os proprietários de imóveis começaram a receber as guias de cota única e da primeira parcela para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos Correios. A previsão de término das entregas é de 15 dias.  Após esse período, caso algum contribuinte não tenha recebido os boletos, pode providenciá-los pela internet, no site do município (http://ip.cianorte.pr.gov.br:8082/portal-contribuinte/consulta-carne) – mediante informação do CPF/CNPJ ou cadastro; bem como presencialmente, na Divisão de Receitas Imobiliárias, situada no primeiro piso do Paço Municipal (Centro Cívico, nº 100) e que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O reajuste foi de 2,89%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 1º de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019. O prazo para pagamento à vista, com 10% de desconto, ou da primeira parcela é 28 de fevereiro. Já as demais, de março a dezembro, terão o vencimento sempre no dia 20 de cada mês, independente da localidade do imóvel.

O atraso implica em multa, juros e correção monetária. O IPTU é uma das principais fontes de receita para as ações da Prefeitura e é utilizado para custear a manutenção, ampliação ou criação de benefícios e serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde, educação, bem-estar e habitação. Para 2020, a previsão de arrecadação é de R$ 39,5 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)

Campanhas, arbitragem, ingressos e transmissão: saiba mais sobre Cianorte x Athletico

Pela quarta rodada do Campeonato Paranaense 2020, o Cianorte FC pisa no gramado do Albino Turbay nesta quinta-feira, 30, às 20 horas, para enfrentar o líder da competição: o Athletico Paranaense.

A arbitragem para o duelo está definida. Confira:

  • Árbitro:Leonardo Ferreira Lima (Catiguá)
  • Assistente 1:Wagner Júnior Bonfim Ledo (Siqueira Campos)
  • Assistente 2:Felipe Gustavo Schmidt (Maringá)
  • Quarto árbitro: David Herik Pinho (Maringá)

CAMPANHAS

Após empatar em casa diante do União Beltrão (1 x 1) na rodada passada, o Cianorte FC tem mais uma oportunidade para mostrar ao torcedor que pode conquistar seus objetivos no Campeonato Paranaense 2020. Com uma vitória, um empate e uma derrota, a equipe ocupa a oitava colocação com quatro pontos ganhos. Vale lembrar que o panorama pode mudar até o duelo desta quinta, já que na noite de hoje, 29, a bola rola para quatro partidas do certame.

Até aqui, o Leão do Vale marcou dois gols e sofreu outros dois. O destaque negativo é que a equipe do técnico João Burse vem sofrendo – e muito –  com desfalques por conta de lesões e suspensões desde o início da competição. Ou seja, o comandante ainda não conseguiu mandar a campo a formação considerada ideal.

Já o Furacão, pelo menos por enquanto, está sobrando na competição e segue com 100% de aproveitamento. Até o momento, foi utilizada apenas a equipe de aspirantes, que conquistou três vitórias em três jogos. O time da Capital do Estado goleou o Londrina por 4 a 1 na última rodada, jogando na Arena da Baixada. O ataque já marcou oito gols na competição e a defesa sofreu dois.

TRANSMISSÃO

A partida será transmitida ao vivo pela plataforma de streaming DAZN. Clique aqui e saiba como assistir.

INGRESSOS

Arquibancada descoberta:

  • R$ 10,00 [meio-ingresso antecipado]; R$ 20,00

Arquibancada (oberta:

  • R$ 15,00 [meio-ingresso antecipado]; R$ 30,00

Setor visitante (descoberto):

  • R$ 15,00 [meio-ingresso antecipado]; R$ 30,00

Crianças até 10 anos de idade não pagam.

Fonte: Blog do Martins Neto

Reprodução/Tribuna do Paraná

Descartado coronavírus em homem internado em Curitiba; resultado do 2° sai até amanhã

Em entrevista concedida ao Jornal da Banda B, a secretária Márcia Huçulak informou que o paciente que teve a doença descartada está com vírus da gripe (Influenza B) e que o resultado do segundo caso deve sair “no mais tardar” até amanhã. “É uma mulher de 23 anos  que foi transferida ao Hospital de Clínicas por precaução, mas que está com um quadro leve. Ela não apresenta nenhuma complicação”, disse.

O homem, que teve o caso descartado, veio a Curitiba a trabalho e procurou assistência médica no Hospital Santa Cruz.  A mulher é moradora de Curitiba, foi até uma Unidade de Pronto Atendimento e encaminhada para internamento no Hospital das Clínicas.

Os dois viajaram à China nos últimos dias e estão em monitoramento.

O novo vírus foi identificado em dezembro de 2019 e tem como epicentro a cidade de Wuhan, na China. Ele é responsável por causar uma doença respiratória que pode ir de sintomas leves até quadros de maior gravidade, como a pneumonia.

Segundo Huçulak, o protocolo adotado até o momento é bastante semelhante ao do H1N1. “O tratamento também está sendo feito com Tamiflu, já que obviamente não vamos aguardar o resultado do exame e uma possível complicação. Estamos tomando todas as medidas de proteção, com base em protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, concluiu.

A orientação para quem esteve na China ou teve contato recente com alguém que esteve lá e está com quadro gripal, é notificar as autoridades públicas.

Mais informações

Ainda na manhã desta quarta-feira (29), a secretária Márcia Huçulak, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedem entrevista coletiva, a partir das 10h, para explicar a situação de casos suspeitos de coronavírus na capital paranaense.