Vereadores de Cianorte participam de reunião de instalação da Frente Parlamentar Pró-Vida

Assessoria 

O Presidente do Poder Legislativo de Cianorte, vereador Wilson Pedrão (Republicanos) e o vereador Thiago Fontes (União Brasil) representaram a Câmara Municipal no evento de instalação da Frente Parlamentar Pró-Vida em defesa da vida, desde a sua concepção e o combate à prática do aborto, realizado na manhã da terça-feira (26), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi proposto pelo deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos).

O evento teve como objetivo reunir autoridades e legisladores para apresentar a Frente Parlamentar Pró-Vida, em meio ao atual contexto em que o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para julgar a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que trata da descriminalização do aborto até 12 semanas. Além disso, foi eleito o vice-coordenador, deputado Márcio Pacheco (Republicanos) e aprovado o regimento interno.

A reunião foi um espaço para a troca de ideias e a articulação de estratégias que visam à construção de um consenso em prol da defesa da vida. A presença de autoridades, legisladores, especialistas, religiosos e membros da sociedade civil, demonstrou a mobilização em torno de defesa da vida e contra o aborto. Entre as metas da Frente Parlamentar estão a fiscalização das políticas públicas relacionadas à proteção da vida das gestantes e do nascituro, bem como a promoção de ações de conscientização sobre a importância desse direito fundamental.

Durante a agenda do evento, os vereadores Wilson Pedrão e Thiago Fontes tiveram reuniões e conversas com diversos deputados e agentes políticos do Estado do Paraná, entre eles, o próprio coordenador da Frente Parlamentar, deputado Fábio Oliveira. Nesses encontros, os vereadores puderam expor também os anseios da comunidade cianortense e as demandas para o município.

Caminhada marca comemorações alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Assessoria

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, o Juventude Acumulada, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), promoveu uma caminhada, na manhã desta quinta-feira (28). Cerca de 400 pessoas participaram, entre integrantes dos grupos desenvolvidos nos centros esportivos Carlos Yoshito Mori, Bendito Rotta e João Bola e seus familiares.

A concentração foi no Carlos Yoshito Mori. A atividade teve início com um alongamento, conduzido pelo professor da SMEL, Carlos Henrique Peruci. Com o apoio da Polícia Militar e da Diretoria de Trânsito (Diretran), a caminhada passou pelas avenidas Mato Grosso, Rondônia e Ceará, retornando para o centro poliesportivo pela Rua Nazaré. Os participantes foram recepcionados pelo palestrante, Cleberson Viquete, que fez uma breve explanação sobre qualidade de vida e empoderamento na melhor idade. Ao final, foi servido um lanche.

“Essa ação foi pensada para que todos se sintam valorizados e incentivados a aproveitar a vida em sua plenitude”, disse a coordenadora do Juventude Acumulada, Cleide Cadan. “Nossos agradecimentos a todos que se fizeram presentes e tornaram esse momento tão especial. Esse envolvimento com as atividades demonstra que as nossas ações estão gerando resultados positivos”, ressaltou o secretário da SMEL, Lucas Meira. A oportunidade também contou com a presença da vereadora, Professora Neuza Casassa, representando o Legislativo.

O grupo ainda fará duas caminhadas alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Idosa: na próxima quarta-feira (04), em São Lourenço, do Ginásio de Esportes até a Praça 7 de Setembro, com saída às 9h; e na quinta-feira (05), em Vidigal, do Ginásio de Esportes até a Praça Altino Volpato, com saída às 8h30.

Fundhospar de Cianorte é referencia nacional em captação de órgãos

Fonte/Foto: Tribuna de Cianorte 

A Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), com sede em Cianorte, é destaque no cenário nacional e paranaense pelo trabalho de captação de órgãos. Estima-se que aproximadamente 1 mil pessoas foram beneficiadas com órgãos e tecidos captados pela unidade, desde o inicio das captações, em 2006. Somente neste ano, mais de 100 pessoas foram beneficiadas.

Com 100% de aproveitamento, o Hospital está entre os quatros que mantém essa média, na Macro Região. No Brasil mais de 65 mil pessoas aguardam por um órgão ou tecido, no Paraná são 3.469 pacientes na fila. O estado conta com mais de 700 profissionais dedicados a captação de órgãos, além de seis aeronaves e 100 hospitais capacitados.

Em casos de captação de múltiplos órgãos, é necessária uma equipe de até 22 profissionais que trabalham de 5 a 10 horas seguidas, na coleta do material que é entregue ao primeiro na lista do ranking de espera do país. A doação pode acontecer entre pacientes com 3 e 70 anos. Em casos de córnea o limite é 70 anos, coração 45 e em todas as idades, se não apresentar doença e infecção grave, o paciente pode ser um doador. Pode ser doado o rim, fígado, coração, pâncreas, pulmão, córnea, pele e ossos.

Com o período de pandemia, o número de doadores na Fundhospar sofreu uma queda de 60%, principalmente pelo fato de contaminados pelo vírus não poderem ser doadores. Em 2019, foram registradas 35 captações. No ano seguinte, apenas 11 pacientes puderam doar. Números que voltaram subir no período pós-pandemia, com 36 doadores em 2022 e 39 este ano. Apesar do aumento, a situação pós-pandemia ainda não foi totalmente revertida.

Em setembro, a campanha “Doe órgãos, salve vidas” promoveu palestras e conversas em escolas, panfletagens e divulgações, com objetivo de conscientizar e informar sobre da impotência de doar. Conversar sobre o assunto com os familiares é um passo importante para garantir ser um doador.

HOMENAGEM
A Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) de Cianorte homenageou os profissionais que dedicam suas vidas à captação de órgãos, bem como a indivíduos e organizações que têm contribuído de forma significativa para a causa. A cerimônia aconteceu no dia 15 de setembro, com o lema “Você fez a diferença que faz viver!” na Casa da Amizade, situada na Av. Piauí, Zona 4, Cianorte.

O diretor da Fundhospar, Gilmar Célio foi um dos homenageados, e falou sobre a importância do trabalho da comunidade para o resultado do Hospital.

“Toda a equipe foi homenageada, desde o motorista, técnico, força área e médicos. Todo esse trabalho é uma parceria com a comunidade. Os Rotarianos fizeram doações de equipamentos, além de um veículo que fez com que conseguíssemos dar mais condições a nossa equipe. Recebemos também doações de soro e de gelo do Zareli, o hotel Diamond que oferece hospedagens para os familiares. Tudo isso resulta em vidas salvas”, comentou.

 

Rede Sine do Paraná foi a que mais gerou empregos para jovens no País em oito meses

AEN – Foto: Gilson Abreu 

Com 49.486 jovens entre 18 e 29 anos empregados por intermédio das Agências do Trabalhador desde o início de 2023, o Paraná está na liderança no ranking nacional de empregabilidade nessa faixa etária pela Rede Sine. O Ceará, segundo colocado, encerrou o período com 19.733 contratações, e São Paulo, que ficou em terceiro lugar, intermediou 17.161 vagas.

O desempenho das Agências do Trabalhador do Paraná representa 35,16% das 140.756 vagas intermediadas pelo Sine nacional de janeiro a agosto dentro deste recorte de trabalhadores. O Rio Grande do Sul fechou o período com 8.082 vagas e Santa Catarina registrou 2.804.

Somente em agosto, o Paraná colocou 7.190 trabalhadores com até 29 anos de idade em vagas de emprego através do Sine, desempenho que representa 34% de todos os 20.879 jovens empregados no mesmo mês. Os estados do Ceará e São Paulo empregaram respectivamente 3.403 e 2.567 pessoas na mesma faixa etária.

Os jovens representam 51% dos 96.500 contratos de trabalho intermediados pelas Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento desde o início do ano no Paraná. Somando todos os públicos, São Paulo aparece na sequência, com 43.646 vagas, seguido por Ceará (34.381), Rio Grande do Sul (19.693), Minas Gerais (19.169) e Bahia (17.549).

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, atribui a excelente colocação do Paraná no ranking de empregabilidade de jovens via Sine ao conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado para promover emprego e também renda para a população das faixas etárias de 18 a 29 anos.

“Além da realização de mutirões de emprego, há diversos cursos voltados para a qualificação profissional para o público jovem, em especial para os que buscam o primeiro emprego e que desejam ingressar no mercado de trabalho em uma determinada área”, destaca. “Temos hoje mais de 12 mil vagas em cursos gratuitos, todos capazes de preparar a juventude para a demanda de empregadores em todos os setores da economia”.

Confira o ranking de empregabilidade de jovens ( janeiro a agosto e apenas de agosto ). Aqui está o ranking de todas as faixas etárias.

Com nova lei, Estado prevê levar ensino integral para 400 escolas até 2025

AEN – Foto: SEED-PR

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, pretende praticamente dobrar o número de alunos da rede estadual de ensino abrangidos pela educação integral até 2025. A previsão é aumentar o atendimento dos atuais 55 mil estudantes para 100 mil. O número de escolas com oferta de ensino integral vai passar de 253 para mais de 400 no mesmo período.
A previsão é de que já em 2024 mais 121 novas escolas sejam integradas ao programa, representando 46 mil novas matrículas efetivadas. Ou seja, o Estado deve encerrar o próximo ano com 374 escolas nessa modalidade. O investimento será de R$ 400 milhões por ano.

Enquanto no ensino regular os estudantes assistem a cinco aulas diárias, totalizando 25 horas semanais (ensino fundamental) e seis aulas diárias totalizando 30 horas semanais (ensino médio), no ensino integral são nove horas diárias e 45 horas semanais. A duração na modalidade é de 50 minutos, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos: um pela manhã e outro à tarde. No total, os alunos fazem cinco refeições na escola.

O programa Paraná Integral ganha força também com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023 , nesta quarta-feira (27). Ela institui as políticas públicas voltadas à educação em tempo integral em instituições de ensino da rede pública estadual. O programa disciplina a carga horário dos docentes, os conteúdos que precisam ser trabalhados e delimita o escopo da atuação, inclusive para a educação especial.

“O programa oferece acesso a aulas de esportes, artes, línguas e cursos profissionalizantes no contraturno das aulas regulares. Na prática, temos observado melhoras significativas de frequência nas escolas onde o programa funciona, além do melhor desempenho dos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

“A ideia central do ensino integral é proporcionar uma experiência educacional mais ampla, que visa desenvolver não apenas o conhecimento acadêmico, mas também as habilidades sociais, emocionais e práticas dos alunos. Os ganhos alcançam tanto os estudantes quanto os pais, que podem ir trabalhar tranquilamente sabendo que os seus filhos vão passar o dia todo na escola, inseridos numa gama diversificada de atividades, em segurança e sendo bem assistidos”, complementa.

EXPANSÃO – Nos últimos quatro anos, o número de escolas que oferecem ensino integral mais que triplicou no Paraná. Em 2019, o Estado contava com 73 unidades atendendo a modalidade. Em dois anos este número cresceu para 92 e, neste ano, 253 escolas oferecem ensino em tempo integral em 154 municípios.

Além da ampliação do modelo pedagógico, pela primeira vez estão sendo ofertados cursos técnicos para a educação em tempo integral. A educação profissional agora está presente em 20 desses colégios, com seis cursos: administração, agronegócio, desenvolvimento de sistemas, formação de docentes, gastronomia e marketing.

Campanha Outubro Rosa terá ações de prevenção

Assessoria

A prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero ganhará um reforço especial no próximo mês. Isto porque, em decorrência da Outubro Rosa, uma série de atividades serão realizadas. O lançamento da programação acontece na próxima sexta-feira (06), com uma carreata. A concentração será às 15h30, na Praça da República (em frente a Prefeitura), e a saída às 16h. A participação é aberta à comunidade e os interessados deverão usar roupa de cor rosa.

No sábado (07), às 17h, também na Praça da República, haverá um Aulão de Dança. A ocasião será animada pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As inscrições serão na hora do evento, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será encaminhado a uma entidade do município.

Os exames preventivos serão realizados com horário marcado. No dia 07 de outubro, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Conjunto Marselha, Jardim Universidade, Setor 8, São Lourenço, Extensão, Vila 7 e Santa Mônica. Nesta data, os exames de imagem poderão ser realizados na Fundhospar e Unidade Radiológica, até as 12h. Já no dia 28 de outubro será nas UBSs Setor 4, Zona 2, Atlântico, Cianortinho, Vidigal, Morada do Sol e Setor 3. Os de imagem poderão ser feitos no Instituto Mafra, até as 15h30. As interessadas deverão realizar o agendamento na unidade mais próxima de sua residência. Empresas com mais de 10 mulheres que desejam levar uma equipe ao seu estabelecimento para realizar o preventivo podem entrar em contato com a Divisão de Atenção Básica a Saúde pelos telefones (44) 3619-0324, (44) 3619-0330 ou (44) 3619-0329.

Com o objetivo de ajudar na autoestima das mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes promove, entre os dias 16 e 20 de outubro, das 14h às 17h, na própria sede (Rua Fernão Dias n°95, Zona 1), o Curso de Automaquiagem. As vagas são limitadas e as interessadas devem preencher formulário on-line até o dia 10 de outubro, disponível no site da Prefeitura, na aba da Secretaria (www.cianorte.pr.gob.br/mulher) ou diretamente pelo link https://forms.gle/UsrbmVNSeWkFPSPRAEm caso de dúvidas ou confirmação da inscrição, entrar em contato pelo telefone (44) 3619-6383 ou (44) 9 9176-6983 (WhatsApp).

“O Outubro Rosa busca incentivar a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos cânceres de mama e de colo de útero. Que esta campanha seja mais uma vez um marco na mobilização das mulheres quanto a necessidade de realizar periodicamente os exames preventivos, assim como de estarem atentas aos fatores de riscos para o desenvolvimento da doença”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio da Silva. Em Cianorte, a campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes; ACIC Mulher; Instituto Mafra; Unidade Radiológica; Unimed; Fundhospar e OAB.

Em sessão extraordinária, vereadores aprovam projetos financeiros

 

Assessoria

Conforme convocação, foi realizada uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Cianorte na tarde desta terça-feira, 26. Excepcionalmente, a sessão foi presidida pelo vereador vice-presidente Pastor Dejair Melo (MDB), devido a ausência do presidente Wilson Pedrão (Republicanos) que estava em viagem a Curitiba para um evento na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Outra ausência na extraordinária foi o vereador Thiago Fontes (União Brasil) que também estava no mesmo evento que o presidente.

A sessão extraordinária foi convocada para apreciação em segundo turno de dois projetos de lei do Executivo, que tratam de aportes financeiros para as área da Saúde e Educação. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos dos vereadores presentes na sessão.

Primeiro foi votado o Projeto de Lei nº 059/2023, que autoriza a abertura de crédito adicional especial, inclui elemento de despesas não previstas na Lei Orçamentária de 2023 para repasse de recursos recebidos da União, conforme Lei Federal nº 14.434, de 4 de agosto de 2022, a título de subvenções sociais, de assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Em seguida, houve a discussão do Projeto de Lei nº 040/2023, que autoriza o Poder Executivo a custear despesas com a participação de estudantes e professores técnicos da Rede Municipal de Ensino em eventos de robótica. Esse investimento em eventos de robótica fazem parte do suporte, para que os alunos e professores participem e representem Cianorte com projetos desenvolvidos no componente curricular de Tecnologia e Inovação, que promove a alfabetização e o letramento digital.

Sindicatos definem reajuste de 5,50% nos salários do comércio de Cianorte

Fonte: Tribuna de Cianorte – Foto: Bruna Batista 

Os trabalhadores do comércio varejista de Cianorte e região tiveram um reajuste de 5,50% em seus vencimentos, conforme definido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024, entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte (Sindecc) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte). No ano anterior o aumento foi de 12%.

O reajuste é retroativo a 1º de junho, quando venceu a data-base da categoria. A validade é até 31 de maio de 2024. A CCT 2023-2024 abrange os trabalhadores do comércio varejista dos 12 municípios da região: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Tuneiras do Oeste, e São Manoel do Paraná.

Com o acréscimo, o piso da categoria passa a ser de R$ 1.971,00 aos empregados de copa cozinha, limpeza, portaria, vigilância, e guarda, incluindo os empregados de perfumarias e cosméticos, movimentadores de mercadorias, e embalador. Já os trabalhadores que exercem atividade laboral, como jardineiros entregadores, pacoteiros e guardavolumes, o piso passa a ser de R$ 1.775,00. Já os empregados comissionados, caso as comissões não alcancem o valor correspondente, assegura-se uma garantia salarial mínima mensal de R$ 2.084,00. Aos demais empregados, em qualquer atividade do ramo comercial varejista, incluindo os empregados de Perfumarias e Cosméticos, o piso é de R$ 1.971,00.

Aos trabalhadores contratados a titulo de experiência, fica assegurada a garantia salarial mínima mensal de R$ 1.686,00. Após o período de experiência (três meses), fica convencionada a remuneração de acordo com as demais funções citadas acima.

A jornada de trabalho é de oito horas diárias de segunda à sexta-feira e de quatro horas aos sábados. A decisão foi assinada em Cianorte, pela a presidente do Sindecc, Mafalda Generosa Matsuno, e a presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Cianorte, Solange Salvador Ruiz.

HORÁRIOS ESPECIAIS

Durante a convenção, também ficou definido o calendário comercial 2023/2024. O comércio continua com os dois primeiros sábados do mês com atendimento até às 17 horas. Em vésperas de dias especiais, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa, Dia das mães e Black Friday, o atendimento será estendido até as 22horas.

No período natalino, o acordo prevê atendimento das 09h às 17 h, nos dias 02, 09 e 16 (sábados) No dia 23 (sábado) o trabalho no comércio varejista em geral se dará das 09 as 20horas. Nos dias 11 a 15, e 18 a 22 o atendimento será das 09h ás 22h. E nos dias 26 de dezembro 2023 e 02 de janeiro de 2024, o trabalho no comércio varejista em geral se dará das 12 às 18 horas.

 

Cianorte inicia distribuição do novo lote de cartões Comida Boa

Assessoria – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou, nesta semana, a entrega dos cartões do 9º lote do Programa Estadual de Transferência de Renda Comida Boa. Cianorte tem 311 famílias contempladas nesta fase, que foram selecionadas pelo Governo do Paraná, com base no CadÚnico. A lista dos beneficiários está disponível no site do Município (www.cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo, com acesso direto pelo link http://www.cianorte.pr.gov.br/uploads/arquivo/ComidaBoa9lote.pdf, ou para consulta pelo CPF no https://www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br/ComidaBoa.

Para fazer a retirada, o titular do cartão deve comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência e apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), lembrando que os moradores de São Lourenço e Vidigal contam com uma unidade de atendimento em cada distrito. O Comida Boa consiste na transferência de R$ 80 mensais para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade nas compras de supermercado. O pagamento passa por revisão a cada três meses, podendo manter os beneficiários, incluir novos e/ou excluir aqueles que deixaram de se enquadrar nos critérios.

CRAS I
Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236 – Zona 04
Telefone: 3631-8072
Atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
CRAS II
Rua Capixingui, 75 – Jardim Alto da Cidade
Telefone: 3629-7292
Atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Unidade de Atendimento do CRAS em Vidigal
Avenida Gastão Vidigal, nº 10 – Distrito de Vidigal
Telefone: 99155-7338
Unidade de Atendimento do CRAS em São Lourenço
Rua Tico-Tico, 195 – Distrito de São Lourenço
Telefone: 3627-1154 – 99105-2830

Em caso raro, gêmeos nascem unidos por osso da coluna no Paraná

 Bem Paraná – Foto: Divulgação/Hospital do Rocio

Gêmeos siameses nasceram nesta quarta-feira (27), no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Os dois estão unidos pelo sacro, um osso em formato de triângulo localizado na base da coluna vertebral, segundo informações do hospital.

Os bebês juntos pesam 3,360 kg. Eles nasceram por meio de parto cesárea.

Os nomes e outras informações médicas são mantidas em sigilo pelo hospital.

Eles estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e passam bem.

Em nota, o hospital informou que está avaliando a situação para decidir o tratamento mais adequado.

A médica Marina Nunes Machado, que fez o parto dos bebês, explicou. “Gêmeos idênticos são provenientes de um único ovo, que acaba se dividindo. Quando essa divisão não é completa, acabam ficando unidos por alguma parte. O mais comum são os unidos pelo esterno, osso que temos no meio do tórax. Além de gêmeos unidos ser algo bem raro, o fato da união ser pelo sacro torna o caso ainda mais raro”, afirmou. Ela ressaltou que muitos bebês siameses nascem mortos ou evoluem para abortamento nos primeiros meses de gestação.

A possibilidade de uma cirurgia para separá-los será estudada pela equipe do hospital.